Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Relatório de Atividades 2025

Relatório de Atividades 2025 (2025. 112 pp.)

Essa publicação faz parte da coleção Relatórios de Atividades

Prezados membros e amigos da Academia Brasileira de Letras,

À medida que encerramos mais um ano de atividades, é com grande satisfação que apresento este relatório que reflete nosso compromisso constante com a renovação e a promoção da cultura literária no Brasil.

O ano de 2025 começou com a celebração do Rio como Capital Mundial do Livro, título concedido pela UNESCO, e a Academia Brasileira de Letras foi a principal parceira da prefeitura
no desenvolvimento do projeto. Em março, o Presidente da ABL, Merval Pereira, e o secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, levaram à Academia das Ciências de Lisboa a “Caixa Literária”, onde foram colocadas obras dos principais autores portugueses. De volta ao Rio, a Caixa circula por escolas, com as obras sendo estudadas e comentadas por professores
e alunos. As cerimônias de lançamento da logomarca do evento, cuja escolha foi organizada pela ABL, e de abertura, no Teatro Carlos Gomes, em 23 de março, tiveram a curadoria da
ABL, e o tema foi “O Rio de Janeiro continua lendo”, frase cunhada pelo Acadêmico Antonio Carlos Secchin baseada na letra de “Aquele abraço”, do Acadêmico Gilberto Gil.

Em 2025, a Academia se destacou principalmente por sua capacidade de se reinventar e se adaptar às novas demandas da vida moderna. Mostramos que a literatura está sempre
se renovando, e ABL vai acompanhando. Em nossos ciclos de conferências, às terças e quintas, trouxemos as novas vozes da literatura, mostramos as atuais perspectivas e as mudanças que acontecem cada vez mais rápidas, sem nos esquecermos da tradição. Nossos eventos estimularam o debate, com seminários, conferências e lançamentos de livros que representam a diversidade e a riqueza da língua portuguesa.

Investimos em projetos que buscam levar a literatura a um público mais amplo, como a Universidade das Quebradas, que pelo segundo ano, durante oito meses, trouxe novos escritores da periferia para dentro da ABL. Desta vez, o homenageado pelos “quebradeiros” foi o Acadêmico Ariano Suassuna. O Slam dos Estudantes, competição de poesias para estudantes
do ensino fundamental e médio das escolas da cidade, foi outro ponto alto do ano. Os dois eventos encheram o Teatro R. Magalhães Jr., com um público que entrava nele pela primeira vez, e reforçaram nosso papel social de acreditar que a educação e a leitura são a base para um futuro melhor de qualquer sociedade. 

Ainda neste contexto, em parceria  com o Centro Cultural Banco do Brasil, estamos realizando o projeto de oficinas de contação de histórias para crianças. Míriam Leitão e Godofredo de Oliveira Neto foram os primeiros Acadêmicos a ler seus livros para os convidados do CCBB. Outros ainda estão na agenda.

Também pelo segundo ano consecutivo – desta vez com o tema “A humanidade e a natureza” — a ABL fez a curadoria do Prêmio Rio de Letras, uma parceria com a Firjan, que escolhe os melhores textos em poesia, conto e crônica de jovens escritores, trabalhadores da indústria e professores da rede de ensino estadual.

A participação da ABL na Bienal de 2025 foi mais uma vez significativa. Organizamos painéis de debates entre os Acadêmicos, marcamos presença em estandes de várias editoras e fomos convidados para, assim como em 2023, fazer o evento de encerramento, no palco principal da feira. Nosso estande promoveu a interação com o público, principalmente com o
avatar de Machado de Assis “conversando” ao vivo com todos.

Na cerimônia dos 128 anos da ABL, celebramos o Acadêmico Ferreira Gullar e os cinquenta anos da escrita do Poema sujo, a cultura e a literatura, com a entrega do Prêmio Machado de Assis ao Embaixador Rubens Ricupero e as Medalhas Rachel de Queiroz ao escritor Ubiratan Machado e ao CEO da STA Comunicação, Klécio Santos; a Medalha Francisco Alves a Cristovam Buarque; a Medalha Joaquim Nabuco ao compositor hermínio Bello de Carvalho e ao cineasta Silvio Tendler, e a Medalha João Ribeiro ao professor José Carlos Santos de Azeredo. Na ocasião apresentamos outros grandes projetos de inovação implementados em 2025: a nova versão do aplicativo do Volp, disponível gratuitamente para celulares, a Biblioteca Digital, também em versão mobile, e a digitalização de parte do acervo audiovisual do Arquivo Múcio Leão.

Em março, tivemos a honra de entregar ao ilustre ex-Presidente do Uruguai Julio María Sanguinetti, figura central na redemocratização de seu país, o diploma de Sócio Correspondente da ABL.

Em 2025, elegemos cinco novos membros — o advogado e escritor José Roberto de Castro Neves, a jornalista Míriam Leitão, o poeta Paulo Henriques Brito, o escritor Milton Hatoum e a escritora Ana Maria Gonçalves. Também demos posse a Edgard Telles Ribeiro, eleito no final de 2024. A entrega do Prêmio Jabuti, pela primeira vez no Rio de Janeiro, foi uma celebração para a ABL, com a premiação de Ruy Castro com o Livro do Ano (O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim) e a homenagem a Ana Maria Machado como “Personalidade Literária de 2025”.

Acadêmico Merval Pereira
Presidente da Academia Brasileira de Letras

Ficha da Obra

Ano: 
2025
Páginas: 
112
Leia a obra completa: