A Biblioteca Rodolfo Garcia foi construída na gestão do Acadêmico Alberto da Costa e Silva e inaugurada em 22 de setembro de 2005 na presidência do Acadêmico Ivan Junqueira, sob a direção do Acadêmico Murilo Melo Filho.
A BRG atende a comunidade em geral, e, em especial, a pesquisadores, com um acervo de aproximadamente 91.000 volumes. Centrado em filosofia, filologia, lingüística, literatura, história e ciências humanas, o acervo é formado pelas coleções Geral, de Referência, de obras raras dos séculos XIX e XX - com destaque para a Brasiliana e Camiliana -, e por coleções particulares pertencentes a Agliberto Xavier, Alzira Vargas do Amaral Peixoto, Arthur Vautier, Ary de Andrade, Carlos Magalhães de Azeredo, Celso Vieira, Fernando Nery, Franklin de Oliveira, Frédéric Mauro, Marcos Carneiro de Mendonça e Silvio Neves. O acervo vem sendo enriquecido por importantes doações, como as efetuadas pelos Acadêmicos Alberto da Costa e Silva, Alberto Venancio Filho, Marco Lucchesi, Domício Proença Filho, Geraldo Holanda Cavalcanti, Nélida Piñon, Cicero Sandroni e Josué Montello.
Instalada no 2º andar do Palácio Austregésilo de Athayde, a Biblioteca Rodolfo Garcia ocupa uma área de 1.300m², dividida em setores de atendimento ao público, técnico-administrativo e guarda do acervo, além de dispor de um espaço para exposições.
Assuntos relacionados:
A Biblioteca tem projetado o nome da Academia Brasileira de Letras nos meios biblioteconômicos nacionais. Podendo ser encontrado nos endereços abaixo:
Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos do IBICT