160 anos do nascimento de Euclides da Cunha
Há 160 anos, no dia 20 de janeiro de 1866, nascia, em Cantagalo (RJ), Euclides da Cunha, 2º ocupante da Cadeira n. 7 do Quadro dos Membros Efetivos.
Há 160 anos, no dia 20 de janeiro de 1866, nascia, em Cantagalo (RJ), Euclides da Cunha, 2º ocupante da Cadeira n. 7 do Quadro dos Membros Efetivos.
Há 110 anos, no dia 28 de janeiro de 1916, nascia, em Melo, Serra da Estrela (Portugal), Virgílio Ferreira, 7º ocupante da Cadeira n. 6 do Quadro dos Sócios Correspondentes.
Em 18 de janeiro de 1906 falecia, na Argentina, Bartolomeu Mitre, 1º ocupante da Cadeira n. 1 do Quadro dos Sócios Correspondentes.
A primeira sessão ordinária de 2026 ocorrerá no dia 5/3/2026.
O Acadêmico Marco Lucchesi participou no dia 20, de forma presencial, do Seminário “200 anos de relações diplomáticas com a Santa Sé”, realizado na Universidade Gregoriana, no Vaticano, e do lançamento da exposição virtual “Brasil e Santa Sé: 200 anos de relações diplomáticas”, que teve a sua curadoria, promovida pela FBN; no mesmo dia, realizou visita oficial à Biblioteca da Universidade Gregoriana. Dia 21, foi recebido pelo Papa Leão XIV, na audiência geral da Sala Paulo VI, Dia 22, realizou visita de cortesia à Academia Dei Lincei. Dia 23, assinou acordo de cooperação técnica entre a Biblioteca Nacional e o ICCROM; na mesma data, participou da missa celebrada na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas com a Santa Sé.
Dia 26, visitou as Bibliotecas Nacional e Universitária de Sarajevo e Gazi Uzrev Begova, localizadas na Bósnia. Dia 27 esteve em audiência particular com Reisu-l-ulema Husein ef. Kavazović, líder supremo religioso da comunidade islâmica na Bósnia; na mesma data, foi recebido pela Embaixadora do Brasil em Sarajevo, Maria Clara Duclos Carisio. Dia 29, reuniu-se, de forma virtual, com a presidência e o Conselho da Associação das Bibliotecas Nacionais da Ibero-América.
A acadêmica Lilia Moritz Schwarcz foi nomeada Nova Notável do Canal Ciência, serviço de divulgação científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O anúncio foi realizado no dia 7, em comemoração ao Dia Nacional do Leitor. O Canal Ciência destaca-se como um dos portais pioneiros na promoção do diálogo entre ciência, tecnologia e a sociedade brasileira.
No dia 23, o Acadêmico Edmar Lisboa Bacha proferiu palestra online sobre a profissão de economista no encerramento do curso EESP-Ensina de 2026, da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.
Dia 6 comemora-se o aniversário do Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti, que ocupa a Cadeira nº 29; dia 14, Acadêmico Edmar Bacha, que ocupa a Cadeira nº 40; dia 23, o Acadêmico Eduardo Giannetti, que ocupa a Cadeira nº 2 e dia 26, o Acadêmico Ruy Castro, que ocupa a Cadeira nº 13. Todos pertencentes ao Quadro dos Membros Efetivos.
Dia 10 de janeiro, comemora-se o aniversário do Acadêmico Arno Wehling, que ocupa a Cadeira nº 37; dia 11, Acadêmico Carlos Nejar, que ocupa a Cadeira nº 4. Ainda neste mês, aniversariam: dia 20, o Acadêmico Evaldo Cabral de Mello, que ocupa a Cadeira nº 34; dia 23, o Acadêmico Alberto Venancio Filho, que ocupa a Cadeira nº 25 e, dia 25, o Acadêmico Domício Proença Filho, que ocupa a Cadeira n. 28. Todos pertencentes ao Quadro dos Membros Efetivos.
O Acadêmico Marco Lucchesi no dia 15 de dezembro concedeu entrevista para a Revista Piauí sobre acervo e memória. Dia 29, reuniu-se, de forma virtual, com a diretoria do Arquivo Nacional da Angola para tratativas de Cooperação entre as instituições.
O Acadêmico Arno Wehling participa da obra coletiva que homenageia o historiador Joaquim Veríssimo Serrão, antigo presidente da Academia Portuguesa da História e sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras. O livro é resultado de congresso internacional realizado em outubro último, que foi aberto pelo Acadêmico com a conferência "Joaquim Veríssimo Serrão, o historiador e o humanista".
O Acadêmico João Almino participou na Fundação Casa de Rui Barbosa, no dia 15 de dezembro, de seminário e lançamento de livro em homenagem à socióloga Barbara Freitag com uma palestra sobre a Escola de Frankfurt no pensamento da autora. Concedeu, no dia 21 de dezembro, entrevista ao escritor potiguar Clauder Arcanjo, membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, na Televisão TCM, de Mossoró, sobre seu romance Homem de Papel e o livro Diplomatas Escritores Imortais, que organizou.
O Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto acaba de lançar o livro A ficcionista: Sonhos e fantasias de uma narradora, da editora Batel. O seu romance O Bruxo do Contestado completa neste ano 30 anos de publicação.