Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Relatório de Atividades 2022

Relatório de Atividades 2022 (2022. 82 pp.)

Essa publicação faz parte da coleção Relatórios de Atividades

Relatório de Atividades 2022

Academia Brasileira de Letras teve no ano de 2022 o regresso de seus acadêmicos de forma presencial. Após uma longa e marcante pandemia. Deixaram saudades Candido Mendes de Almeida, Lygia Fagundes Telles, Sergio Paulo Rouanet, Nélida Piñon.

No processo sucessório, várias posses, nesse processo doloroso de renovação próprio da vida. Fernanda Montenegro foi a primeira mulher a tomar posse na Cadeira 17; o poeta e cantor Gilberto Gil, tomou posse na Cadeira 20, o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, dando seguimento à tradição da ABL de abrigar grandes médicos, ocupa a Cadeira 12; o escritor e advogado José Paulo Cavalcanti Filho na Cadeira 39; o escritor, professor e economista Eduardo Giannetti tomou posse na Cadeira 2; O escritor e professor Godofredo de Oliveira Neto tomou posse na Cadeira 35 e o escritor e sociólogo Jorge Caldeira tomou posse na Cadeira 16.

A programação cultural manteve seus tradicionais Ciclos de Conferências em convite à reflexão sobre cultura brasileira. A comemoração dos 125 anos da Casa foi marcada por leitura dramatizada, mesas-redondas, shows e conversas sobre os caminhos da literatura e da dramaturgia. Com a participação virtual da Embaixadora da França no Brasil e o presidente da Academia das Ciências de Lisbo, professor Luis Eduardo Cardoso.

O Arquivo, as bibliotecas, as publicações, enfim todos os setores da Casa mantiveram o ritmo das suas atividades.

Nesse regresso teve-se uma certeza, fez-se tudo para que a Academia Brasileira de Letras mantivesse o desejo inicial de seu primeiro presidente, Machado de Assis: “Passai aos vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles os transmitam aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira.”

Afinal, mesmo diante de tantas dificuldades, de momentos tão difíceis, a ABL não perdeu o rumo, se manteve firme e fiel aos seus objetivos, no zelo pela cultura da língua e da literatura nacional.

 

Acadêmico Merval Pereira
Presidente da Academia Brasileira de Letras

Ficha da Obra

ISBN: 
2675-9845
Ano: 
2022
Páginas: 
82
Leia a obra completa: