Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Relatório de Atividades 2015

Relatório de Atividades 2015 (2015. 108 pp.)

Essa publicação faz parte da coleção Relatórios de Atividades

"Com o ingresso, em 2015, dos Acadêmicos Ferreira Gullar, Evaldo Cabral de Mello e Zuenir Ventura, a Academia recuperou seu quorum completo. As atividades acadêmicas se intensificaram tanto internamente quanto no cumprimento de missões no exterior. Entre estas, destaca-se a reunião da Academia Brasileira de Letras e a Académie Française, em Paris, a convite desta última, cuja importante significação está ressaltada pela cunhagem de uma medalha comemorativa feita pela nossa congênere francesa.

De maior importância no âmbito da projeção da imagem e de atendimento ao grande público, a Academia empreendeu uma ampla reforma do seu portal eletrônico, utilizando-se para isso do que há de mais avançado nas tecnologias pertinentes. Concomitantemente, empreendeu a revisão dos textos relativos a todos os acadêmicos, a partir dos patronos e dos fundadores, para conferir-lhes maior harmonização e tornar mais significativas as antologias selecionadas.

Um intenso programa de publicações foi desenvolvido, merecendo destaque as Antologias bilíngues (português- francês) de textos de acadêmicos atuais nos campos da poesia, ficção e estudos sociais, difundidas na França por ocasião do Salon du Livre de Paris, onde o Brasil foi o país homenageado. Um importante projeto de divulgação das letras nacionais em Portugal levou adiante a publicação, em Lisboa, de obras da Biblioteca Acadêmica, já no seu oitavo volume.

A Academia deu prosseguimento à sua programação básica, que vem atendendo às expectativas de um público qualificado e exigente. Este ano, já sem o patrocínio para as atividades no Teatro R. Magalhães Jr., deu sequência à sua programação de ciclos, que obedecem a um critério temático, e é marcada pela organicidade das exposições e dos debates. Os seminários Brasil, brasis, seguindo sua orientação original, abordaram temas da maior atualidade no panorama social e cultural do país

e continuaram mobilizando o usual interesse público. Sempre exitosa, a programação de MPB vem, a cada ano, batendo recordes de assistência. Por razões de segurança, a programação de Música de Câmara passou a ser realizada ao meio-dia, o que reativou a presença do público fiel. Toda a programação continua a ser oferecida ao vivo, através da Internet e reproduzida posteriormente pela televisão, numa parceria com a TV ALERJ.

Atenção especial foi dada à preservação do patrimônio intelectual e imobiliário da Instituição. Importantes acervos de acadêmicos históricos foram recebidos como doação. Uma ampla modernização do Arquivo conferiu à Academia instalações e sistema dos melhores padrões internacionais. Foi iniciado um programa de recuperação de imóveis com vista à diversificação das fontes de renda da Academia e à acomodação apropriada dos serviços cujas instalações atuais já se mostram inadequadas.

A Diretoria registra seu agradecimento ao dedicado corpo de funcionários pela diligente e eficiente colaboração prestada."

Geraldo Holanda Cavalcanti
Presidente da Academia Brasileira de Letras

Ficha da Obra

Ano: 
2015
Páginas: 
108
Leia a obra completa: