Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Relatório de Atividades 2009

Relatório de Atividades 2009 (2009. 74 pp.)

Essa publicação faz parte da coleção Relatórios de Atividades

"No prosseguimento dos trabalhos acadêmicos de 2008, o ano de 2009 decorreu pleno de realizações, resultado do empenho da diretoria, dos integrantes da Casa e dos seus funcionários. A memória do centenário da morte de Euclides da Cunha constituiu a coluna mestra dos nossos eventos, a lembrar o grande brasileiro ocupante da cadeira no 7 da ABL. Conferências, seminários, exibição de filmes e leituras de textos, além da memorável exposição que recebeu mais de cem mil visitantes, lembraram a vida e a obra de Euclides, trabalho coordenado pelo acadêmico Alberto Venancio Filho.

No ano da França no Brasil, restaurou-se o Petit Trianon e realizou-se um seminário com intelectuais franceses durante uma semana, com público atento que lotou o salão nobre. E o subsolo do palácio foi recuperado para abrigar mais de cem mil livros da Biblioteca Rodolfo Garcia.

Várias outras atividades descritas no relatório do Secretário-Geral, Acadêmico Ivan Junqueira, e apresentadas nas páginas seguintes ofereceram ao público e aos internautas de todo o mundo ligados ao portal www.academia.org.br um vasto panorama da cultura brasileira, mas vale ressaltar a publicação da quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, trabalho da Comissão de Lexicologia e Lexicografia, coordenado pelo Acadêmico Evanildo Bechara, o primeiro preparado conforme as regras do novo Acordo Ortográfico, hoje vigente no país.

Centro de reflexão e espaço de difusão do conhecimento, a Academia Brasileira de Letras prosseguiu em 2009 em sintonia com a realidade sociocultural do país. Assim ela se dedica, a um só tempo, ao culto da tradição e à decifração do porvir, condições indispensáveis para manter o passado e o futuro próximos do presente."

Cícero Sandroni
Presidente da Academia Brasileira de Letras
Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2009

Ficha da Obra

Ano: 
2009
Páginas: 
74
Leia a obra completa: