Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Pirâmides do ódio

    O Globo, em 05/08/2020

    Não conhecia Felipe Neto, o mais famoso youtuber brasileiro, influenciador de jovens, inclusive da geração de minha neta de 10 anos, até que ganhou também prestígio político, depois que, num vídeo no “New York Times”, considerou Bolsonaro o pior presidente do mundo na reação à pandemia. 

  • A orelha de Bolsonaro

    O Globo, em 05/08/2020

    A obsessão do presidente Jair Bolsonaro por informações dos serviços de inteligência faz com que se espalhe pela administração federal uma tendência à bisbilhotice que nos aproxima perigosamente de um estado policial.

  • Conceito mantido

    O Globo, em 04/08/2020

    A consequência conceitual da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin de revogar a liminar dada pelo ministro Dias Toffoli a favor do compartilhamento de documentos...

  • Desinfodemia

    Portal da ABL, em 04/08/2020

    No artigo anterior, sobre a criação de novas palavras, falamos em “infodemia”, termo utilizado pela OMS em janeiro deste ano para indicar a ‘propagação em massa de informações, muitas delas falsas, sobre a pandemia do coronavírus’.

  • Vergonha e prioridades

    O Globo, em 03/08/2020

    Se o historiador Carlo Ginzburg tem razão, e a vergonha coletiva pode funcionar como uma forma de identidade nacional, podemos nos identificar como brasileiros se nos unirmos na consciência do vexame. 

  • Pedido de prisão de Queiroz vai ter que esperar

    O Globo, em 03/08/2020

    A PGR pediu hoje ao STJ a reversão da soltura de Fabricio Queiroz e de sua mulher, Marcia Oliveira de Aguiar, mas o ministro responsável pela Lava-Jato no Tribunal, Felix Fischer, foi internado no fim de semana, sem previsão de retorno.

  • Mau sinal

    O Globo, em 01/08/2020

    Nunca a liberdade de expressão foi tão discutida entre nós como nos últimos dias, o que é um mau sinal.

  • Organizando a bagunça

    O Globo, em 01/08/2020

    A quarentena, período em que ocupante de um cargo público fica impedido de empregar-se no setor privado para não utilizar informações privilegiadas a que tenha tido acesso durante seu período no governo, é uma figura nova na legislação brasileira, e, assim como se origina na concepção médica de isolamento para evitar o contágio de uma doença...

  • Cavalo de Tróia

    O Globo, em 31/07/2020

    Os que queriam acabar com a Lava-Jato conseguiram quebrar sua última trincheira, a própria Casa do Ministério Público.

  • Farsa tupiniquim

    O Globo, em 30/07/2020

    O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, quer que “o natural, bom e antigo” combate à corrupção substitua o que chama de “lavajatismo”, um neologismo muito usado pelos bolsonaristas quando querem menosprezar alguma atividade de que não gostam, como “mundialismo”, em vez de globalização.