Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Volta ao passado

    O Globo, em 22/10/2020

    O presidente Bolsonaro faz o país viver um esdrúxulo retrocesso ao assumir a disputa comercial dos Estados Unidos com a China.

  • Carência de afeto

    O Globo, em 21/10/2020

    Só espero que não se repita mais o que aconteceu este ano, quando, por causa da pandemia, não pude abraçar meu netos Alice e Eric nos seus aniversários.

  • A Covid-19 politizada

    O Globo, em 21/10/2020

    O combate à Covid-19 continua sendo politizado pelos agentes públicos, sendo que, antes mesmo de a vacina chegar, já se discute se ela será obrigatória. 

  • Senado exposto

    O Globo, em 20/10/2020

    A credibilidade pública do Senado enfrentará esta semana tarefas difíceis que as circunstâncias uniram em poucos dias.

  • O projeto das redes

    O Globo, em 19/10/2020

    Para cinéfilos e cineastas que implicam com o streaming, como uma forma contemporânea de ver um filme, lembro que é bem possível que, não existindo essa plataforma, não tivéssemos como ver títulos que estão arrasando no gosto do pessoal durante a pandemia. 

  • Diplomacia e conhecimento

    O Estado de S. Paulo, em 18/10/2020

    Robert Zoellick, ex-presidente do Banco Mundial, acaba de publicar o livro America in the World. Nele, com conhecimento e experiência diplomática, examina o papel da política externa na construção do poderio dos EUA no mundo.

  • A favor do coletivo

    O Globo, em 18/10/2020

    O episódio polêmico do habeas corpus dado pelo ministro Marco Aurélio Mello ao traficante André do Rap serviu para levantar diversas questões que há muito distorcem a atuação do Supremo Tribunal Federal.  

  • Falta de decoro

    O Globo, em 17/10/2020

    Mais uma vez estamos diante de uma disputa entre Poderes da República, e de membros de poderes entre si, que não dignifica o papel do Senado como instituição.

  • Dinheiro sujo

    O Globo, em 16/10/2020

    O Supremo Tribunal Federal (STF) esteve envolvido nos últimos dias em situações extremas, desde a soltura de um traficante condenado a 25 anos por tráfico internacional de drogas, até a suspensão de um senador da República que escondia dinheiro não apenas na cueca, mas também nas nádegas. 

  • A busca do colegiado

    O Globo, em 15/10/2020

    O julgamento da cassação, por parte do presidente do Supremo Luis Fux, do habeas corpus dado pelo ministro Marco Aurélio Mello ao traficante André do Rap, um dos chefes da maior organização criminosa em atuação no país, trouxe à baila temas fundamentais no debate jurídico-político que vem se desenrolando, como a prisão em segunda instância e o excesso de decisões monocráticas dos ministros do Supremo.  

  • Às vezes compensa

    O Globo, em 14/10/2020

    Moral da história: o crime às vezes compensa, como agora, no caso do bandido André do Rap, cujo exemplo foi logo seguido pelo também traficante Gilcimar de Abreu, conhecido como Poocker.