Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Nossa Língua > ABL Responde

ABL Responde

Prezado Consulente,

A Academia Brasileira de Letras, no desempenho deste serviço, tem por fim a cultura da língua nacional. Isto significa que a língua deve ser cultivada na sua variedade padrão ou exemplar, tomando por modelo sua expressão literária. Tal finalidade limita a ABL ao registro dos usos tidos por modelares e corretos, bem como ao sistema ortográfico convencional, por se tratar da unidade da língua escrita.

Diante do exposto, estão excluídos deste ABL Responde questionamentos e pronunciamentos teóricos e descritivos da análise gramatical.

Fora do âmbito deste serviço também está o questionamento de candidatos que, não concordando com o gabarito de bancas examinadoras, recorrem ao parecer da ABL.

Para estas e outras questões da mesma natureza você terá, com certeza, a ajuda e orientação de professor da instituição em que estuda.

Vale a pena seguir os procedimentos abaixo para que você não tenha atrasos nas suas respostas:

  • Os questionamentos sobre: A) grafia de palavras; B) pronúncias e acentuação tônica; C) emprego de maiúscula e minúscula e D) emprego do hífen estão regulamentados em obediência ao Acordo Ortográfico de 1990 e contidos no VOLP à sua disposição on-line, no site da ABL.  A Comissão o remeterá ao VOLP, caso seu questionamento se enquadre nos assuntos aqui relacionados.
  • As perguntas sobre: A) pontuação; B) concordância; C) regência; D) crase e emprego do à; E) colocação dos termos da oração e colocação de pronomes átonos, e outras da mesma natureza devem estar exemplificadas em situações concretas que motivaram sua dúvida. Você não deve encaminhar uma pergunta geral do tipo: Quando se usa a crase? Espera-se que a indagação seja: Como escrever: Dirijo-me a V. Ex.ª ou Dirijo-me à V. Ex.ª?
  • Assim também, se você quiser saber o significado de uma palavra, ou se é válido seu emprego nesse sentido, inserido no contexto que lhe motivou a dúvida, ou ainda se quiser explicação de qualquer registro no VOLP, este serviço estará à sua disposição.

Ressaltamos que as dúvidas enviadas são respondidas por ordem de chegada. Como a demanda é grande, o encaminhamento da resposta pode demorar alguns dias. Asseguramos, contudo, que nenhuma pergunta fica sem retorno.
 

 

Desde já lhe agradece.

Comissão de Lexicologia e Lexicografia