Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Relatório de Atividades 2023

Relatório de Atividades 2023 (2023. 106 pp.)

Essa publicação faz parte da coleção Relatórios de Atividades

Este ano de 2023 foi mais um período de intensas realizações na Academia Brasileira de Letras. Deixaram saudades José Murilo de Carvalho, Alberto da Costa e Silva, Nélida Piñon e Cleonice Berardinelli.

No processo sucessório, várias posses, É um processo doloroso de renovação próprio da vida. Ruy Castro, tomou posse na Cadeira 13; Heloísa Texeira tomou posse na Cadeira 30; Ricardo Cavaliere, tomou posse na Cadeira 8.

A programação cultural manteve seus tradicionais Ciclos de Conferências em convite à reflexão sobre cultura brasileira.

As atividades artísticas prosseguiram envolvendo teatro e música, visitas guiadas, cinema, etc.

A Academia Brasileira de Letras voltou à Bienal com estande virtual e programação lúdica e histórica. O objetivo foi levar a literatura e a cultura brasileira ao maior número de pessoas.

Uma noite de celebração, emoção e alegria. Assim foi a cerimônia de comemoração dos 126 anos da cademia Brasileira de Letras, no Petit Trianon. Foi também a noite de entrega dos prêmios Machado de Assis à escritora Marina Colasanti, da medalha Machado de Assis ao publicitário Nizan Guanaes, do prêmio Francisco Alves à secretária de Educação do estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, e da medalha João Ribeiro aos funcionários da cademia Brasileira de Letras, representados pela funcionária mais antiga da Casa, Carmen Oliveira.

O Arquivo, as Bibliotecas, as Publicações, enfim todos os setores da Casa mantiveram o ritmo das suas atividades.

Graças ao apoio dos acadêmicos, e à colaboração dos funcionários desta Casa de Machado de Assis, enfrentaram-se as dificuldades, os momentos difíceis, mas sempre nos mantendo firmes e fortes aos nossos princípios. 

 

Acadêmico Merval Pereira
Presidente da Academia Brasileira de Letras

Ficha da Obra

ISBN: 
2675-9845
Ano: 
2023
Páginas: 
106
Leia a obra completa: