Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Nossa Língua > Dicionário da língua portuguesa (DLP)

Dicionário da língua portuguesa (DLP)

Dicionário da Língua Portuguesa
(DLP)

Acessar

Dicionário da língua portuguesa (DLP)

A Academia Brasileira de Letras, desde a sua fundação, atribuiu a si como tarefa essencial o cultivo da língua portuguesa, e no transcurso dos anos e na sucessão dos seus membros adquiriu a prerrogativa de autoridade normativa, descritiva e estilística no universo da língua pátria.

O Dicionário da língua portuguesa (DLP), disponível exclusivamente no site da ABL, materializa um dos principais intentos desta Instituição, ao oferecer aos falantes de língua portuguesa conteúdo lexicográfico com acesso amplo e gratuito, em constante aprimoramento e atualização.

Inicialmente, apresentam-se os primeiros verbetes redigidos, a fim de que o público conheça a obra e acompanhe passo a passo a sua construção, de forma transparente, interativa e contínua. Todo dia o DLP ganhará uma nova seleção de verbetes, o que ampliará sua abrangência lexical. Estima-se atingir o registro de 200 mil entradas e subentradas.

Vale ressaltar, embora incontestável, que nenhuma língua histórica terá jamais toda a extensão de seu vocabulário refletida nos dicionários. Um idioma a serviço de uma comunidade está sempre em mudança, de modo que nunca tem esgotada a infinita possibilidade de renovar-se e ampliar-se, se seus falantes e sua cultura se renovam e enriquecem. Evidentemente, a possibilidade de formação de novas palavras é vastíssima. A função mesma de um dicionário de língua não é recolher a massa proteiforme que a linguagem humana produz incessantemente, mas tão só as formas e significados que atingiram determinada reiteração no uso. Porém, a ausência de derivados, cognatos, compostos possíveis não implica necessariamente ilegitimidade.

Na estrutura, conteúdo e teor do dicionário, buscar-se-á combinar, simultaneamente, a sóbria inovação, a confiabilidade, simplicidade, objetividade e precisão dos múltiplos matizes das definições de cada palavra ou expressão, seja de uso corrente ou terminológico, seja por empréstimo ou aportuguesamento, mediante os avanços da técnica lexicográfica e o rigor na escolha da lista de entradas, fundamentados no aparato teórico da ABL e no que há de moderno e eficaz tanto no campo da lexicologia quanto no da lexicografia propriamente dita.

Com riqueza de abonações de grandes escritores de nosso tempo, o DLP refletirá o encontro da língua com a literatura, em vasta abrangência lexical, a par da evolução do idioma.

O DLP contará mais adiante com a participação dos usuários. O site abrirá espaço para que o público possa sugerir palavras e significados, a serem avaliados pela equipe de lexicógrafos, no intuito de que a obra acolha criteriosamente diferentes matizes linguísticos e atualizações nas diversas áreas do conhecimento, sobretudo para cobrir as variantes semânticas conforme o melhor emprego do idioma em cada região do país. As entradas do DLP em breve também estarão disponíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nosso objetivo é oferecer um dicionário sincrônico, funcional, democrático, feito com os falantes do idioma e para eles. Afinal, uma língua não se caracteriza somente pela unidade, mas também pela diversidade. 

Levar à prática, com a máxima dedicação e esmero, as diretrizes esboçadas nesta apresentação do DLP é a primeira etapa do esforço de materializar esta esperada obra da Casa de Machado de Assis.

 

Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 2021.
Marco Lucchesi
Presidente da Academia Brasileira de Letras

 

 

 

Desde cedo a Academia Brasileira de Letras, preocupada com a pesquisa e o estudo da língua e literatura nacional, pretendeu organizar um dicionário acessível a todos os utentes da língua portuguesa.

Inicialmente a ABL publicou um dicionário preparado pelo ilustre e saudoso mestre Antenor Nascentes, mas o crescente progresso e importância da literatura nacional voltaram a instigar nossos estudiosos a organizar um dicionário do português corrente no Brasil.

Com a colaboração de um dedicado e competente grupo de dicionaristas brasileiros, a ABL começa a apresentar o resultado desta importante atividade.

Sendo assim, estão aqui registradas as primeiras elaborações deste grande sonho de especialistas nacionais.

 

Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 2021.
Evanildo Bechara
Presidente da Comissão de Lexicologia e Lexicografia