Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Novas palavras no VOLP

    Jornal Dois Estados, em 25/08/2021

    Um dos orgulhos de pertencer à Academia Brasileira de Letras há muitos anos reside no fato de ser membro da sua Comissão de Lexicologia e Lexicografia, ao lado de figuras extraordinárias da nossa cultura, como é o caso de Evanildo Bechara. Pude assim colaborar para a renovação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e para a realização do seu Vocabulário Onomástico.

     

  • Um engano que se insinua

    Portal da ABL, em 16/11/2020

    De uns tempos para cá temos visto alguns profissionais de comunicação cometendo um engano gramatical com o uso dos numerais masculinos “milhar”, “milhão”, “bilhão”, “trilhão”, etc.

  • Histórias da Carochinha

    Portal da ABL, em 28/10/2020

    Entre as diversas denominações das histórias infantis, além de histórias de Trancoso, assunto visto em artigo anterior, vamos tratar da expressão histórias da carochinha.

  • Cães e gatos

    Portal da ABL, em 18/08/2020

    Nesta quarentena que vamos enfrentando, não poderíamos deixar de falar dos companheiros fiéis, os animais de estimação...

  • Desinfodemia

    Portal da ABL, em 04/08/2020

    No artigo anterior, sobre a criação de novas palavras, falamos em “infodemia”, termo utilizado pela OMS em janeiro deste ano para indicar a ‘propagação em massa de informações, muitas delas falsas, sobre a pandemia do coronavírus’.

  • Academia Brasileira de Letras e seus 123 anos

    Portal da ABL, em 20/07/2020

    Ao comemorarmos os 123 anos da existência de nossa Academia Brasileira de Letras, cabe lembrar que a Instituição tem passado por momentos de glória e de sacrifício, sabendo sair destes últimos com as forças de sua resistência. 

  • Infodemia

    Portal da ABL, em 01/07/2020

    O leitor provavelmente já ouviu falar do termo “infodemia”, utilizado pela OMS em janeiro deste ano, e também por diversos veículos de comunicação e por pessoas públicas renomadas.

  • Um ilustre representante da negritude brasileira

    Portal da ABL, em 18/06/2020

    Num momento em que estamos testemunhando importantes manifestações antirracismo, presto homenagem a um dos mais importantes estudiosos negros de nossa língua no Brasil do século XX, Antenor Nascentes, carioca (1886-1972) , filólogo, etimólogo e lexicógrafo e didata, ocupante da Cadeira n.o 3 da Academia Brasileira de Filologia, que escolheu como Patrono o dicionarista Antônio de Morais Silva.

  • Covid-19 e álcool em gel

    Portal da ABL, em 05/06/2020

    A abreviação consiste no emprego de uma parte da palavra pelo todo. É comum não só no falar coloquial, mas ainda na linguagem cuidada, por brevidade de expressão...

  • Novas janelas que se abrem para a língua

    Portal da ABL, em 21/05/2020

    Em um momento que muitos de nós estamos em home office (ou fazendo teletrabalho ou trabalho à distância), pedindo tudo por delivery (ou entrega a/em domicílio), assistindo a lives (transmissões ao vivo), consumindo músicas, filmes e livros por streaming (acesso a conteúdo pelas plataformas digitais), outras vezes recebendo fake news (notícias falsas), em meio ao lockdown (bloqueio total) de algumas cidades, vale a pena falarmos novamente sobre os estrangeirismos, isto é, palavra ou expressão recebida de outra língua.

  • Fluxo Bruto

    O Globo, em 01/11/2017

    Impressiona o nível estarrecedor do debate estético, promovido pela polícia teológica do Congresso, porta-vozes da vanguarda do mais puro retrocesso. A resposta precisa ser dura e por vias judiciárias, porque o protofascismo em que vão imersos não conhece limites. Merecem igual atenção por parte da sociologia e da psiquiatria. Não seria tampouco inútil indagar a tímida presença da arte nas escolas. É um imperativo categórico recuperá-la para a cidadania.