Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • A influência de Evanildo Bechara

    Folha de São Paulo, em 09/01/2024

    Aos 95 anos de idade e com uma vitalidade extraordinária, o professor Evanildo Bechara é uma figura imprescindível nas atividades da Academia Brasileira de Letras. Preside a sua Comissão de Lexicografia e Lexicologia, responsável pela edição de documentos essenciais, como o "Dicionário da Língua Portuguesa" e o "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa".

  • Academia ganha novo filólogo

    Jornal Correio da Manhã, em 18/05/2023

    Ao eleger, com 35 votos, o professor Ricardo Cavaliere para o seu quadro de membros efetivos, a Academia Brasileira de Letras ganhou um novo filólogo, para fazer companhia ao consagrado mestre que é Evanildo Bechara, hoje presidente da sua Comissão de Lexicografia e Lexicologia. Ele chega à Casa de Machado de Assis cheio de planos e ideias, como a realização do dicionário que sempre foi um sonho da instituição.

  • Academia ganha novo filólogo

    Chumbo Gordo , em 02/05/2023

    Ao eleger, com 35 votos, o professor Ricardo Cavaliere para o seu quadro de membros efetivos, a Academia Brasileira de Letras ganhou um novo filólogo, para fazer companhia ao consagrado mestre que é Evanildo Bechara, hoje presidente da sua Comissão de Lexicografia e Lexicologia?

  • Novas palavras no VOLP

    Jornal Dois Estados, em 25/08/2021

    Um dos orgulhos de pertencer à Academia Brasileira de Letras há muitos anos reside no fato de ser membro da sua Comissão de Lexicologia e Lexicografia, ao lado de figuras extraordinárias da nossa cultura, como é o caso de Evanildo Bechara. Pude assim colaborar para a renovação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e para a realização do seu Vocabulário Onomástico.

     

  • Um engano que se insinua

    Portal da ABL, em 16/11/2020

    De uns tempos para cá temos visto alguns profissionais de comunicação cometendo um engano gramatical com o uso dos numerais masculinos “milhar”, “milhão”, “bilhão”, “trilhão”, etc.

  • Histórias da Carochinha

    Portal da ABL, em 28/10/2020

    Entre as diversas denominações das histórias infantis, além de histórias de Trancoso, assunto visto em artigo anterior, vamos tratar da expressão histórias da carochinha.

  • Cães e gatos

    Portal da ABL, em 18/08/2020

    Nesta quarentena que vamos enfrentando, não poderíamos deixar de falar dos companheiros fiéis, os animais de estimação...

  • Desinfodemia

    Portal da ABL, em 04/08/2020

    No artigo anterior, sobre a criação de novas palavras, falamos em “infodemia”, termo utilizado pela OMS em janeiro deste ano para indicar a ‘propagação em massa de informações, muitas delas falsas, sobre a pandemia do coronavírus’.

  • Academia Brasileira de Letras e seus 123 anos

    Portal da ABL, em 20/07/2020

    Ao comemorarmos os 123 anos da existência de nossa Academia Brasileira de Letras, cabe lembrar que a Instituição tem passado por momentos de glória e de sacrifício, sabendo sair destes últimos com as forças de sua resistência. 

  • Infodemia

    Portal da ABL, em 01/07/2020

    O leitor provavelmente já ouviu falar do termo “infodemia”, utilizado pela OMS em janeiro deste ano, e também por diversos veículos de comunicação e por pessoas públicas renomadas.

  • Um ilustre representante da negritude brasileira

    Portal da ABL, em 18/06/2020

    Num momento em que estamos testemunhando importantes manifestações antirracismo, presto homenagem a um dos mais importantes estudiosos negros de nossa língua no Brasil do século XX, Antenor Nascentes, carioca (1886-1972) , filólogo, etimólogo e lexicógrafo e didata, ocupante da Cadeira n.o 3 da Academia Brasileira de Filologia, que escolheu como Patrono o dicionarista Antônio de Morais Silva.