Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Um engano que se insinua

Um engano que se insinua

 

De uns tempos para cá temos visto alguns profissionais de comunicação cometendo um engano gramatical com o uso dos numerais masculinos “milhar”, “milhão”, “bilhão”, “trilhão”, etc.

Quando esses numerais vêm seguidos de complemento com substantivo feminino, ouvimos frases equivocadas como a seguinte:

No Enem são corrigidas algumas milhares de redações.

Diante da presença do feminino “redações”, supõe o falante que o numeral masculino “milhares” obriga o emprego da forma feminina “algumas”, quando na verdade deveria ser: “alguns milhares de redações”. Este raciocínio está se generalizando em nossos dias. Assim, temos visto construções do tipo:

No cenário atual da pandemia, algumas milhares de pessoas não respeitam o uso obrigatório da máscara. (em lugar da forma correta: alguns milhares de pessoas)

As milhões de doses da vacina contra a covid-19 serão distribuídas por todo o país. (em vez da concordância adequada: os milhões de doses)

Enganos dessa natureza têm origem e empregos analógicos, como é o caso das expressões usadas pelo povo no jogo do bicho. Como ‘dezena’ e ‘centena’ são femininos é comum ouvirmos a palavra ‘milhar’ (substantivo masculino) usada no feminino em expressão do tipo: ‘acertei na milhar’. Trata-se de um raciocínio que contraria os princípios da norma padrão.

Ainda sobre numerais, atenção especial merecem entendimento e leitura de certas expressões abreviadas de uso moderno na linguagem jornalística e técnica:

1,4 milhão de pessoas (com 1 o numeral coletivo fica no singular, então leia-se: “um milhão e quatrocentas mil pessoas”),

2,3 bilhões de pessoas (leia-se: “dois bilhões e trezentos milhões de pessoas”)

2,5 bilhões de doses (“dois bilhões e quinhentos milhões de doses” ou “dois bilhões e meio de doses”).

Cabe lembrar aqui, neste pequeno comentário gramatical, a importância que têm essas pessoas públicas no cenário da comunicação, para o respeito à norma culta da língua portuguesa.

Portal da ABL, 16/11/2020