Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > O nosso Afonso Arinos (27/11/1905 – 27/8/1990) e o linguista A. Sechehaye (final)

O nosso Afonso Arinos (27/11/1905 – 27/8/1990) e o linguista A. Sechehaye (final)

 

Nas suas Memórias escreveu Afonso Arinos: “O mais importante que recolhi da minha experiência em Genebra, mais ainda do que as conversas com Montarroios ou as visitas a Robert de Traz, foi este curso com Séchaye.” (A alma do tempo: Memórias, p. 177, Topbooks, 2018).

Afonso Arinos não penetrou em indagações linguísticas exclusivamente, mas nos deu um retrato humano do nosso linguista e nos chamou a atenção para particularidades pessoais que geralmente não aparecem nas biografias sobre grandes mestres. Por isso, não perdeu ocasião para nos revelar que “Não se pode conceber tipo mais representante do magistério superior europeu, do que o meu velho professor. Ele parecia um mestre do século XIX, um Sylvestre Bonnard, um Bergeret, tão carinhosamente fixados por Anatole France. Vivia num apartamento pequeno, em vetusta casa situada no antigo quarteirão universitário.”.

Do aspecto físico do mestre nos revela: “O professor Séchaye era um velhinho de curta barba grisalha, seco, tolerante e levemente irônico, bem à maneira de M. Bergeret. Conservava cuidadosamente fechadas as vidraças da sala de trabalho, atulhada de livros, e transitava dentro de casa com um paletó de veludo e um boné de seda. Saía de casa para escola e vice-versa. Com as suas janelas fechadas ele ainda não se debruçara sobre os ruídos do século XX.” (A alma do tempo: Memórias, p. 178, Topbooks, 2018).

A última referência com indicações que nos interessam está feita na parte memorialista intitulada Além-mar e Maralto.

“Tomara que preservem também aqueles arredores da Rua Massot, que eu cruzava para ir até à Vielle dar aula com o professor Séchaye. Das dezenas de pessoas brasileiras ou não que circulavam pelas nossas salas quase todas já se foram, mas, mesmo demolida, a bela casa, meu quarto com sua janela aberta no telhado, ficará para mim como no ‘Poema do Beco’ de Bandeira, intacto, suspenso no ar.” (A alma do tempo: Memórias, p. 1.508-1.509, Topbooks, 2018).

Portal da ABL, 23/09/2020