Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Rachel de Queiroz é tema de palestra

Rachel de Queiroz é tema de palestra

 

A obra de Rachel de Queiroz, primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, será reverenciada com uma palestra sobre os 20 anos de sua morte, ministrada pela pesquisadora de literatura brasileira Elvia Bezerra na próxima terça-feira, 17 de outubro, às 16h. A conferência é a terceira do ciclo “Memórias da Academia”. A coordenação é do Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto.

Na palestra, Elvia fará comentários sobre os primeiros textos, em poesia e prosa, de Rachel de Queiroz publicados na imprensa do Ceará. Nos textos, Rachel aborda questões sociais das quais tratará não só apenas no romance O Quinze, como na sua produção de cronista. Especial destaque para os poemas de Mandacaru, de 1928, inédito até 2010, espécie de laboratório em que fermenta a temática de seu romance de estreia, em 1930.

Composto por cinco conferências, o ciclo tem coordenação geral do Acadêmico Antonio Carlos Secchin e tem como objetivo resgatar obras de imortais. A entrada é franca e todas as conferências possuem tradução em libras.

O CICLO

O ciclo teve início no dia 3 de outubro, com uma palestra sobre Manuel Antônio de Almeida, autor do romance “Memórias de um sargento de milícias”. Sua vida e obra foram revisitadas pelo Acadêmico Ruy Castro. No dia 10 de outubro, o Acadêmico Arnaldo Niskier falou sobre Machado de Assis e a Educação. No dia 24, o "Centenário de nascimento de Lygia Fagundes Telles" será abordado pela Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira. Encerrando o ciclo, no dia 31, o Acadêmico e advogado Celso Lafer falará sobre o Centenário de nascimento de Hélio Jaguaribe.

Sobre a conferencista

Elvia Bezerra (1947) é formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Autora, dentre outros, de A trinca do Curvelo: Manuel Bandeira, Ribeiro Couto e Nise da Silveira (1995), e Meu diário de Lya (2002), ambos pela Topbooks, além de ensaios publicados em periódicos diversos, inclusive na Revista Brasileira. De 2009 a 2019, coordenou o Departamento de Literatura do Instituto Moreira Salles, onde foi responsável pela criação de dois sites: o Correio IMS, de cartas, e o Portal da Crônica Brasileira. Organizou edições de autores do acervo da instituição, dentre os quais Rachel de Queiroz, Paulo Mendes Campos e Otto Lara Resende, além de ter publicado mais de cem artigos no site do IMS.

11/10/2023

Vídeos relacionados