Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Celso Lafer

Perfil do Acadêmico

Quinto ocupante da cadeira 14, eleito em 21 de julho de 2006, na sucessão de Miguel Reale, e recebido em 1º de dezembro de 2006 pelo acadêmico Alberto Venancio Filho.
Cadeira: 
14
Posição: 
Atual
Antecedido por:
Data de nascimento: 
7 de Agosto de 1941
Naturalidade: 
São Paulo - SP
Brasil
Data de eleição: 
21 de Julho de 2006
Data de posse: 
1 de Dezembro de 2006
Acadêmico que o recebeu: 
Fotos relacionadas
Ver todas as fotos

Notícias relacionadas

Artigos relacionados

  • O mundo às avessas, a covid-19 e o presidente

    O Estado de S. Paulo, em 18/07/2021

    O impacto da covid-19, que se vem prolongando no tempo, é opressivo. Trouxe uma ruptura da “normalidade do normal”. Vem vitimando contínua e indiscriminadamente e impondo à nossa gente o mastigar do pão da aflição e o sorver o amargor do sofrimento. As necessárias medidas de isolamento afetaram todos os setores das atividades, com graves consequências econômicas e humanas. Impuseram significativos limites ao convívio social. Deram a força do concreto ao esquema do pensar e da expressão do clássico tópos literário do “mundo às avessas”. Este articula com a ruptura da “normalidade do normal” um estado lamentável das coisas, instigando a indignação. São as razões mais abrangentes dessa indignação com a maneira como o governo federal vem conduzindo as políticas públicas de saúde em nosso país o que norteia este artigo.

  • Biden e a ciência

    O Estado de S. Paulo, em 21/02/2021

    É atributo da liderança a capacidade de indicar rumos na lida com a crescente complexidade das coisas. 

  • Joe Biden e Hannah Arendt

    O Estado de S. Paulo, em 20/12/2020

    Em 28 de maio de 1975 o senador Joe Biden escreveu uma pequena carta a Hannah Arendt para solicitar o envio da conferência que ela pronunciara em Boston em foro voltado para discutir o bicentenário dos Estados Unidos.