Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Centenário de Lygia Fagundes Telles é tema de palestra na ABL

Centenário de Lygia Fagundes Telles é tema de palestra na ABL

 

O centenário de nascimento da Lygia Fagundes Telles será celebrado na Academia Brasileira de Letras em palestra ministrada pela Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira na próxima terça-feira, 24 de outubro, às 16h, na Sala José de Alencar. A conferência é a quarta do ciclo “Memórias da Academia”, que tem a coordenação do Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto.

Segundo Rosiska, Lygia tinha uma capacidade única de não criar apenas personagens, mas pessoas vivas, de fácil identificação. Em sua fala, a Acadêmica irá se debruçar nas personagens femininas para falar do tempo em que a escritora viveu. Outro aspecto que irá abordar é um lado pouco conhecido de Lygia: a sua forte oposição à ditadura militar. A sua fala se concentrará em quatro ângulos: Lygia escritora, cidadã, amiga e como escritora do ponto de vista do leitor.

“A Lygia absorvia com muita maestria o tempo que vivia. Foi uma das maiores escritoras de Língua Portuguesa. Foi Acadêmica, minha colega aqui na Academia e uma amiga. Todos os grandes escritores têm muita lenda em torno deles. E eu costumo dizer que quando ela nasceu, todas as fadas se debruçaram sobre o berço dela, da beleza excepcional, do bem escrever, dos corações expostos, da inventiva, corajosos, íntegros. Ela era tudo isso”, afirma Rosiska.

Composto por cinco conferências, o ciclo tem coordenação geral do Acadêmico Antonio Carlos Secchin e tem como objetivo resgatar obras de imortais. A entrada é franca e todas as conferências possuem tradução em libras.

O CICLO

O ciclo teve início no dia 3 de outubro, com uma palestra sobre Manuel Antônio de Almeida, autor do romance “Memórias de um sargento de milícias”. Sua vida e obra foram revisitadas pelo Acadêmico Ruy Castro. No dia 10 de outubro, o Acadêmico Arnaldo Niskier falou sobre Machado de Assis e a Educação. No dia 17, a pesquisadora de literatura brasileira Elvia Bezerra falou sobre Encerrando o ciclo, no dia 31, o Acadêmico e advogado Celso Lafer falará sobre o Centenário de nascimento de Hélio Jaguaribe.

SOBRE LYGIA

Lygia Fagundes Telles é a quarta ocupante da Cadeira nº 16, tendo sido eleita em 24 de outubro de 1985, na sucessão de Pedro Calmon. Foi recebida em 12 de maio de 1987 pelo acadêmico Eduardo Portella. É considerada pela crítica uma das mais importantes escritoras brasileiras. Estudou direito e educação física antes de se dedicar exclusivamente à literatura. Em 2005 recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa.

A ACADÊMICA

Escritora, ocupa a Cadeira 10 da Academia Brasileira de Letras. Autora de treze livros publicados no Brasil e no exterior, dentre eles Elogio da Diferença, Chão de Terra, Pássaro Louco e Liberdade. Em seus contos, crônicas, ensaios e artigos um fio civilizatório costura a defesa da liberdade, dos direitos das mulheres e a valorização da cultura brasileira. Jornalista, escreveu no Estado de S. Paulo, em O Globo e hoje é editora da Revista Brasileira da ABL.

19/10/2023

Vídeos relacionados