Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL participa das comemorações dos 200 anos de Gonçalves Dias

ABL participa das comemorações dos 200 anos de Gonçalves Dias

 

O presidente da ABL, Merval Pereira e os Acadêmicos Antonio Carlos Secchin e Marco Lucchesi estão representando a instituição nas comemorações dos 200 anos de Gonçalves Dias, em São Luis do Maranhão. Ontem, Marco Lucchesi proferiu a palestra “Gonçalves Dias, uma ideia de Brasil”. Amanhã, dia 9, Antonio Carlos Secchin fala sobre “Gonçalves Dias, o outro, a outra”, e no dia 10, Merval Pereira discursa na sessão solene comemorativa aos 200 anos do nascimento de Gonçalves Dias e aos 115 anos de fundação da Academia Maranhense de Letras.

Outras atividades promovidas pela Academia Maranhense de Letras marcarão o bicentenário de Gonçalves Dias, como lançamento de livros, de selo, outras palestras, debates e exposição.

Gonçalves Dias foi poeta, professor, crítico de história, etnólogo. Nasceu em Caxias, MA, em 10 de agosto de 1823, e faleceu aos 41 anos, quando voltava da Europa no navio Ville de Boulogne, que naufragou nas costas do Maranhão, tendo o poeta, que já se encontrava agonizante, perecido no camarote. Foi a única vítima do desastre.

Foi o patrono da cadeira 15 da ABL, por escolha do fundador Olavo Bilac. Pela obra lírica e indianista, Gonçalves Dias é um dos mais típicos representantes do Romantismo brasileiro e forma, com José de Alencar na prosa, a dupla que conferiu caráter nacional à literatura brasileira.

Todas as suas obras literárias, compreendendo os Cantos, as Sextilhas, a Meditação e as peças de teatro (Patkul, Beatriz Cenci e Leonor de Mendonça), foram escritas até 1854, de maneira que, segundo Sílvio Romero, se tivesse desaparecido naquele ano, aos 31 anos, “teríamos o nosso Gonçalves Dias completo”. O período final, em que dominam os pendores eruditos, favorecidos pelas comissões oficiais e as viagens à Europa, compreende o Dicionário da língua Tupi, os relatórios científicos, as traduções do alemão, a epopeia inacabada Os Timbiras, cujos trechos iniciais, que são os melhores, datam do período anterior.

Sua obra poética, lírica ou épica, enquadrou-se na temática “americana”, isto é, de incorporação dos assuntos e paisagens brasileiros na literatura nacional, fazendo-a voltar-se para a terra natal, marcando assim a nossa independência em relação a Portugal. Ao lado da natureza local, recorreu aos temas em torno do indígena, o homem americano primitivo, tomado como o protótipo de brasileiro, desenvolvendo, com José de Alencar na ficção, o movimento do Indianismo. Os indígenas, com suas lendas e mitos, seus dramas e conflitos, suas lutas e amores, sua fusão com o branco, ofereceram-lhe um mundo rico de significação simbólica. Embora não tenha sido o primeiro a buscar na temática indígena recursos para o abrasileiramento da literatura, Gonçalves Dias foi o que mais alto elevou o Indianismo. A obra indianista está contida nas “Poesias americanas” dos Primeiros cantos, nos Segundos cantos e Últimos cantos, sobretudo nos poemas “Marabá”, “Leito de folhas verdes”, “Canto do piaga”, “Canto do tamoio”, “Canto do guerreiro” e “I-juca-pirama”, este talvez o ponto mais alto de sua obra e de toda a poesia indianista. É uma das obras-primas da poesia brasileira, graças ao conteúdo emocional e lírico, à força dramática, ao argumento, à linguagem, ao ritmo rico e variado, aos múltiplos sentimentos, à fusão do poético, do sublime, do narrativo, do diálogo, culminando na grandeza da maldição do pai ao filho que chorou na presença da morte.

08/08/2023