Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • A orelha de Bolsonaro

    O Globo, em 05/08/2020

    A obsessão do presidente Jair Bolsonaro por informações dos serviços de inteligência faz com que se espalhe pela administração federal uma tendência à bisbilhotice que nos aproxima perigosamente de um estado policial.

  • Conceito mantido

    O Globo, em 04/08/2020

    A consequência conceitual da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin de revogar a liminar dada pelo ministro Dias Toffoli a favor do compartilhamento de documentos...

  • Pedido de prisão de Queiroz vai ter que esperar

    O Globo, em 03/08/2020

    A PGR pediu hoje ao STJ a reversão da soltura de Fabricio Queiroz e de sua mulher, Marcia Oliveira de Aguiar, mas o ministro responsável pela Lava-Jato no Tribunal, Felix Fischer, foi internado no fim de semana, sem previsão de retorno.

  • Mau sinal

    O Globo, em 01/08/2020

    Nunca a liberdade de expressão foi tão discutida entre nós como nos últimos dias, o que é um mau sinal.

  • Organizando a bagunça

    O Globo, em 01/08/2020

    A quarentena, período em que ocupante de um cargo público fica impedido de empregar-se no setor privado para não utilizar informações privilegiadas a que tenha tido acesso durante seu período no governo, é uma figura nova na legislação brasileira, e, assim como se origina na concepção médica de isolamento para evitar o contágio de uma doença...

  • Cavalo de Tróia

    O Globo, em 31/07/2020

    Os que queriam acabar com a Lava-Jato conseguiram quebrar sua última trincheira, a própria Casa do Ministério Público.

  • Farsa tupiniquim

    O Globo, em 30/07/2020

    O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, quer que “o natural, bom e antigo” combate à corrupção substitua o que chama de “lavajatismo”, um neologismo muito usado pelos bolsonaristas quando querem menosprezar alguma atividade de que não gostam, como “mundialismo”, em vez de globalização.

  • Caminho do meio

    O Globo, em 29/07/2020

    Se não houvesse outras indicações, a saída de DEM e MDB do bloco do Centrão que apóia o governo seria, por si só, uma importante inflexão parlamentar em busca de “independência regimental”. 

  • “Muita gente com o rabo preso”

    O Globo, em 28/07/2020

    O economista Rubem Novaes (foto), que pediu demissão da presidência do Banco do Brasil dias atrás, resume com a seguinte frase o ambiente político de Brasília, uma das razões que o fez pedir para sair: “Muita gente com rabo preso trocando proteção”. 

  • Cada qual no seu quadrado

    O Globo, em 27/07/2020

    O fato de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ter defendido a necessidade de ser aprovada uma Proposta de Emenda à Constituição para organizar a participação de militares no Poder Executivo, em entrevista à revista Época, demonstra que essa ainda é uma questão não resolvida no nosso presidencialismo...

  • Sem trégua

    O Globo, em 26/07/2020

    A derrubada das contas de diversos bolsonaristas no Facebook, Twitter e outras redes sociais por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi um sinal de que não há nenhuma intenção por parte do Supremo de retardar as investigações sobre uso de fake news para fins políticos.