Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Marcos Almir Madeira

Perfil do Acadêmico

Sexto ocupante da Cadeira 19, eleito em 19 de agosto de 1993, na sucessão de Américo Jacobina Lacombe e recebido pelo Acadêmico Abgar Renault em 11 de novembro de 1993. Recebeu o Acadêmico Dom Lucas Moreira Neves.
Cadeira: 
19
Posição: 
6
Antecedido por:
Sucedido por:
Data de nascimento: 
21 de Fevereiro de 1916
Naturalidade: 
Niterói - RJ
Brasil
Data de eleição: 
19 de Agosto de 1993
Data de posse: 
11 de Novembro de 1993
Acadêmico que o recebeu: 
Data de falecimento: 
19 de Outubro de 2003
Fotos relacionadas
Ver todas as fotos

Artigos relacionados

  • A propósito de modernos

    Jornal do Commercio – Rio de Janeiro – RJ,, em 11/04/2000

    O Globo publicou recentemente, em prosa e verso, um comentário ilustrado em torno da correspondência entre Manuel Bandeira e Mário de Andrade, boa organização de Marcos de Moraes. Contou com uma cuidadosa resenha de Reni Tognoni.

  • A organização da inconsciência

    O GLOBO em, em 01/04/2002

    Foi por volta de 1940 que li sobre opinião "inconsciente", expressão lançada pela psicologia renovada. Mas o que eu não poderia nem de leve prever é que aquela denominação, aparentemente extravagante, fosse cientificamente abonada e viesse ajustar-se ao quadro eleitoral brasileiro de um passado recente.

  • A esperança e o veto

    O GLOBO em, em 16/11/2001

    O Congresso votou lei que estabelece, nas escolas do ensino médio, a obrigatoriedade do ensino de filosofia e sociologia, até agora matérias optativas ou objeto de experiências eventuais, assistemáticas, oscilando entre diferentes tendências e interesses da direção escolar aqui e ali, Brasil adentro. Divulgou a imprensa que algumas autoridades federais do ensino, favoráveis à inclusão da filosofia no currículo de nível médio, não aprovam, contudo, a extensão da medida ao ensino de sociologia . Era de crer que o professor Fernando Henrique Cardoso não vetasse a lei em tramitação. Mas vetou. A Presidência tem suas razões que a sociologia não entende... (que Sua Excelência, "aqui na terra" e o bom Pascal , "no Reino do Céu" me absolvam da paródia).

Vídeos relacionados