Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Alcântara Machado > Alcântara Machado

Biografia

Alcântara Machado (José de Alcântara Machado de Oliveira), advogado, político e historiador, nasceu em Piracicaba, SP, a 19 de outubro de 1875 e faleceu na capital paulista a 1º de abril de 1941. Era filho do escritor e ensaísta Brasílio Machado, e pai do escritor Antonio de Alcântara Machado.

Cursou a Faculdade de Direito de São Paulo, da qual viria a ser professor de Medicina Legal, dedicando-se à advocacia e à política.

Escapou de ser exilado em 1932, em consequência da derrota da Revolução Constitucionalista, em outubro do referido ano.

Foi Vereador em São Paulo, onde militou nas fileiras do tradicional Partido Republicano Paulista. Integrou a Chapa Única, na qualidade de Deputado Federal, na eleição de 3 de maio de 1933, que convocou o Congresso Constituinte do qual resultaria a promulgação da Constituição de 16 de julho de 1934, revogada pelo golpe de Estado de 10 de novembro de 1937.

Líder da bancada paulista na Câmara dos Deputados foi eleito Senador, sem concluir, contudo, o mandato, em virtude da dissolução do Congresso na data acima referida.

Em 1938 Alcântara Machado foi convidado para elaborar o anteprojeto do Código Penal, tarefa que concluiu em março desse ano. O autor do trabalho manifestou de pronto seu desagrado pela revisão do texto que apresentara. O Código Penal foi assim decretado, com ligeiras modificações.

Segundo ocupante da cadeira 37, foi eleito em 23 de abril de 1931, na sucessão de Silva Ramos e recebido em 20 de maio de 1933 pelo acadêmico Afrânio Peixoto. Recebeu o acadêmico Levi Carneiro.