Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Abl > Cgi > Cgilua.exe > Sys > Zélia Gattai > Cronologia

Cronologia

1885 - Nasce Giovanni Ernesto Guglielmo Gattai (Ernesto Gattai), filho de Argia Fagnoni Gattai e Francisco Arnaldo Gattai, a 2 de dezembro, em Florença, Itália.


1889 - Nasce Angela Maria Da Col (Angelina Gattai), filha de Josefina Pierobon Dala Costa Da Col, e de Eugenio Narciso da Col, a 4 de agosto, em Perarolo-Cadore, Alpes Venetos, Itália.


1904 - Angelina Da Col e Ernesto Gattai, emigrados para o Brasil no final do século, casam-se em São Paulo.


1916 - Nasce Zélia, a 2 de julho (sendo registrada por seu pai a 4 de agosto), à Rua Alameda Santos nº 8, São Paulo.


1936 - Zélia casa-se em São Paulo com o intelectual e militante do Partido Comunista, Aldo Veiga, a 15 de junho. O casamento lhe proporcionou conhecer e travar amizade com renomados intelectuais, como: Oswald de Andrade, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Rubem Braga, Zora Seljan, Aparecida e Paulo Mendes de Almeida, Letícia e Carlos Lacerda , Aldo Bonadei, Vinicius de Moraes, entre outros.


1940 - Falece seu pai, Ernesto Gattai, no dia 4 de março.


1942 - Nasce seu filho, Luis Carlos Veiga, a 12 de agosto, em São Paulo.


1945 - Zélia separa-se de Aldo Veiga. Zélia é apresentada ao já consagrado escritor Jorge Amado, pelo Barão de Itararé, num jantar em homenagem aos participantes do I Congresso Brasileiro de Escritores, na Boate Bambu, em São Paulo. Passam a viver juntos a partir de 8 de julho.


1947 - Nasce seu filho João Jorge Amado, a 25 de novembro, no Rio de Janeiro.


1948 - Por contingências políticas, deixa o Brasil com seu filho João Jorge para encontrar-se com Jorge Amado na Europa, onde vive durante cinco anos. Participa intensamente da vida cultural européia, ao lado de personalidades como Pablo Neruda, Nicólas Guillén, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Aragón, Paul Éluard, Fréderic Juliot Curie, Picasso, Ilya Eremburg, entre outros. Inicia-se na arte da fotografia, ao adquirir uma máquina alemã num mercado de Paris. Faz o curso de Língua e Civilização Francesa, na Sorbonne, concluído em 1949.


1950 - O casal Amado passa a residir em Dobris, Tchecoslováquia, no Castelo da União dos Escritores.


1951 - Nasce sua filha Paloma Jorge Amado, a 19 de agosto, em Praga, Tchecoslováquia,.


1952 - Retorna ao Brasil, instalando-se no apartamento do sogro, no Rio de Janeiro.


1963 - Fixa residência em Salvador, Bahia, no bairro do Rio Vermelho, em setembro.


1969 - Falece sua mãe, Angelina Da Coll Gattai , a 2 de abril .


1971 - Nasce seu neto, Bruno, em Salvador, a 10 de dezembro.


1972 - Nasce sua neta, Mariana, a 13 de julho. Nasce sua neta, Adriana, a 8 de dezembro.


1973 - Nasce sua neta, Maria João, a 7 de maio.


1975 - Nasce sua neta, Camila, a 20 de fevereiro.


1976 - Nasce sua neta, Cecília, a 27 de junho.


1977 - Nasce sua neta, Valéria, a 22 de dezembro. Recebe o Título de Sócia Benemérita da Sociedade Recreativa e Carnavalesca Filhos de Gandhy.


1978 - Oficializa sua união com Jorge Amado, após 33 anos de vida em comum, na residência de Calasans Neto, no bairro de Itapuã, em Salvador, a 13 de maio.


1979 - Incentivada pela filha Paloma, começa a escrever suas memórias. É lançado seu primeiro livro de memórias, Anarquistas graças a Deus, pela Editora Record, Rio de Janeiro, que conta a vida de seus pais, imigrantes italianos, e sua infância em São Paulo.


1980 - Recebe o Prêmio Dante Alighieri, pelo seu livro Anarquistas graças a Deus. Recebe Diploma de Sócia Benemérita da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel. Recebe a Placa de "As Dez Mulheres mais bem sucedidas do Brasil" pela Mac Keen. Recebe o Prêmio de Revelação Literária, concedido pela Associação de Imprensa, pelo seu livro Anarquistas graças a Deus. Nasce seu neto, João Jorge Filho, a 21 de fevereiro.


1981 - Recebe o Título de Sócia Benemérita do Clube Baiano de Trova.


1982 - Seu segundo livro, Um chapéu para viagem, é lançado pela Editora Record, Rio de Janeiro. Nele conta o começo de sua vida com Jorge Amado e transmite as histórias dos Amado, contadas por Lalu, mãe do escritor..


1983 - Nasce seu neto, Jorge Amado Neto, a 2 de novembro. É lançado o livro Pássaros noturnos do Abaeté, com gravuras de Calasans Neto e texto de Zélia Gattai, pela Editora Macunaíma, Salvador.


1984 - Publica Senhora dona do baile, pela editora Record, Rio de Janeiro, em que conta a sua vida no exílio, no período entre 1945 a 1948. Recebe o Título de Cidadã Honorária da Cidade do Salvador, concedido pela Câmara Municipal da Cidade do Salvador, Bahia.


1985 - Recebe o título de Officier de L'Ordre des Arts et des Lettres, concedido pelo governo francês, na Embaixada Francesa, em Brasília. Recebe o Título de Cidadã Honorária da Cidade de Mirabeau, na França.


1986 - Recebe o Título no grau de Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique, concedido pelo Governo Português. Recebe o Diploma de Madrinha dos Trovadores, concedido pela Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel.


1987 - Publica Reportagem incompleta, volume com fotografias de sua autoria, com textos em três idiomas, pela Editora Corrupio. Recebe a Medalha do Mérito Castro Alves, concedida pela Secretária da Educação e Cultura do Estado da Bahia. Recebe o Diploma de Reconhecimento do Povo Carioca pelos relevantes serviços prestados à Cultura e ao Turismo, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Membro do Conselho Curador da Fundação Banco do Brasil


1988 - O seu livro, Jardim de inverno, lançado na Fundação Casa de Jorge Amado, narra os momentos difíceis, quando dos processos estalinistas, abrangendo o período de 1949 a 1952, pela Editora Record, Rio de Janeiro. Recebe o Prêmio Destaque do Ano de 1988, pelo livro Jardim de inverno. Recebe o troféu Dia da Avon do Compromisso com a Mulher, como destaque da área cultural deste ano. É homenageada com uma exposição sobre o tema Jardim de inverno, pela Fundação Casa de Jorge Amado.


1989 - Estréia no mundo da ficção, com o livro infantil Pipistrelo das mil cores, livro de conteúdo ecológico, com ilustrações de Pink Wainer, pela Editora Record, Rio de Janeiro.

Recebe o Diploma de Magnífica Amiga dos Trovadores, pelo Clube dos Trovadores Capixabas, do Espírito Santo.


1990 - Eleita Mulher do Ano de 1989, pelo Conselho Nacional da Mulher.


1991 - Publica O segredo da rua 18, livro infantil também de conteúdo ecológico, pela Editora Record, Rio de Janeiro, com ilustrações de Ricardo Leite.


1992 - Lança o livro de memórias, Chão de meninos, pela Editora Record, Rio de Janeiro, dedicado a Jorge Amado pelos seus 80 anos, retrata o período de regresso do exílio ao Brasil (Rio de Janeiro) em 1952 até a mudança para a Bahia em 1963.


1994 - Recebe o Título de Grão-Mestre da Ordem do Mérito da Bahia no Grau de Comendador, concedido pelo Governo do Estado da Bahia. Recebe o Prêmio Alejandro José Cavassa, no gênero memória, por Chão de meninos, concedido pela União Brasileira de Escritores.


1995 - Lança a Crônica de uma namorada, pela Editora Record, Rio de Janeiro. O livro conta a história da descoberta do amor por uma adolecente na época em que o aparecimento da tevê era uma revolução. É homenageada pela Escola de Samba Salgueiro, com o enredo Anarquistas sim, mas nem todos, no Rio de Janeiro. É homenageada, junto a Jorge Amado, por sua filha Paloma Jorge Amado, com a publicação do livro ABC dos 50 anos de amor de Zélia e Jorge, lançado pela Editora Maltese, de São Paulo. Este livro comemora os 50 anos de união do casal Amado.


1996 - É homenageada com Patrona da I Feira do Livro da Bahia, no Centro de Convenções.

A Fundação Casa de Jorge Amado, por ocasião dos 80 anos de Zélia Gattai, realiza: uma exposição fotográfica, intitulada Zélia, uma biografia, seguida do lançamento do 1º volume da nova série da Coleção Casa de Palavras, Literatura na Bahia, sobre a escritora Zélia Gattai; uma sessão solene na Academia de Letras da Bahia; o seminário Gênero e Memória, em convênio com a Universidade Federal da Bahia.


1997 - Recebe o Título de Cidadã Itajuipense, Câmara Municipal de Itajuípe.


1998 - Recebe da ministra da Cultura da França, Sra. Caterine Trautmann, a Comenda das Artes e das Letras durante a abertura do Salão do Livro de Paris.


1999 - É lança o livro de memórias A casa do Rio Vermelho, pela Editora Record, Rio de Janeiro, onde conta histórias relacionadas à casa desde a chegada à Bahia, em 1963, até o ano de 1998. Recebe a Comenda Maria Quitéria pela Câmara Municipal de Salvador.


2000 - Homenagem da Editora Record pelos 20 anos de publicação de Anarquistas, graças a Deus com uma edição ilustrada com fotografias de seus familiares, de sua infância até à adolescência. Lança, na Bienal do Livro, em São Paulo, o livro de memórias, Città di Roma, pela Editora Record, Rio de Janeiro, ilustrado com fotografias de época. Este livro conta a viagem dos familiares de seus pais do porto de Gênova até o Brasil no navio Citttà di Roma, sua infância e sua adolescência em São Paulo. Publica o livro infantil, Jonas e a sereia pela Editora Record, com ilustrações de Roger Mello, que conta a história de um pescador que se apaixona por uma sereira.


2001 - É homenageada pela Prefeitura de Taperoá com a instituição da Fundação de Cultura e Turismo Zélia Gattai. Fica viúva do escritor Jorge Amado. Se candidata e é eleita no dia 7 de dezembro para a vaga nº 23, ocupada pelo escritor Jorge Amado, na Academia Brasileira de Letras.


2002 - Toma posse no dia 21 de maio de 2002, no Quadro de Membros Efetivos da Academia Brasileira de Letras, em solenidade no Petit Trianon (ABL).


 


Prêmios e Títulos


Prêmio Paulista de Revelação Literária de 1979. Associação de imprensa. (Brasil - 1980)


Prêmio Mc Keen. (Brasil - 1980)


Troféu Dante Alighieri. (São Paulo - 1980)


Título de cidadã da Cidade do Salvador. (Bahia - 1984)


Condecoration de LÁrt et Letres do governo Francês. (França - 1985)


Título de Cidadã de Honra da Comuna de Mirabeau. (França - 1985)


Título da Ordem do Infante Dom Henrique. (Portugal - 1986)


Medalha Castro Alves. Secretaria da Educação. (Bahia - 1987)


Prêmio destaque do ano de 88 pelo livro "Jardim de Inverno". (Brasil - 1988)


Troféu "Dia da Avon do Compromisso com a Mulher" como destaque da área cultural de 1988. (Brasil - 1988)


Título de Comendadora da Ordem do Mérito da Bahia. (Bahia - 1994)


Diploma Alejandro José Cavassa no gênero memória, pelo romance "Chão de Meninos" . União Brasileira de Escritores. (Brasil - 1994)


Prêmio D´Annuncio. (São Paulo - s.d.)


Fundação Casa de Jorge Amado

Divisão de Pesquisa e Documentação - DPDOC

Acadêmico relacionado : 
Zélia Gattai