Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Curiosidades Verbais

Curiosidades Verbais (2008. 238 pp.)

João Ribeiro

Essa publicação faz parte da coleção Coleção Antônio de Morais Silva

 

João Ribeiro não foi autor de ciência frigorificada. Seus livros conservam, anos decorridos, aquele calor humano que caracteriza os escritores de vocação, contemporâneos dos leitores de qualquer tempo, pois, pelo muito que de si puseram nos seus escritos, neles continuam vivendo.
Por isso, neste, como em outros volumes, além das verdades científicas, instáveis por natureza, encontramos o definitivo e o permanente – a atitude diante dos estudos, como decorrência de uma atitude diante da vida.

Desde logo impressiona em João Ribeiro a variada e numerosa leitura, patente nas citações, mas cujo conteúdo foi incorporado em um sistema pessoal de pensar e viver, o que transforma erudição em cultura.

Do contínuo aprendizado que lhe foi a existência, dois segmentos se desenvolveram: um, de conteúdo intelectual – a ironia, que é adoçamento da agressividade; outro, de natureza emotiva, a tolerância, que é perdão para a “turba dos mais ignorantes do que eu” [...] [Apresentação de M. Cavalcanti Proença]

 

Ficha da Obra

Autores: 
João Ribeiro
ISBN: 
978-85-7440-245-1
Ano: 
2008
Páginas: 
238
Leia a obra completa: