Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > SLAM do Estudante será na ABL em homenagem aos professores

SLAM do Estudante será na ABL em homenagem aos professores

 

O Slam do Estudante é um campeonato de poesia falada entre alunos de escolas públicas e privadas do Rio, onde os estudantes recitam poemas autorais em até três minutos, sem objetos cênicos ou acompanhamento musical; apenas usando seu próprio corpo e sua própria voz.

Em seguida, cinco jurados dão notas de 9,5 a 10 para cada apresentação. A nota mais alta e a mais baixa são descartadas. Assim, são somadas as três notas restantes. O “aluno-poeta” que tiver a maior média vence a competição.

Para o presidente da ABL, jornalista Merval Pereira, o SLAM atrai um público jovem, que ajuda a ABL a se posicionar como uma instituição que promove a cultura contemporânea, e revitaliza a sua imagem.

No dia 14, os Acadêmicos Carlos Secchin, Godofredo de Oliveira Neto, Ana Maria Gonçalves e Carlos Nejar serão os jurados. O quinto será indicado pela organização do SLAM.

Os professores Leonardo Melo e Gabriela Bueno estão à frente da “competição” e, para eles, o objetivo não é só reverenciar a melhor performance ou o melhor poema: “Nosso foco é incentivar os jovens a se aproximarem da literatura e a se expressarem através da poesia em espaços culturais da cidade”.

“A ABL abrir espaço para os estudantes do SLAM é uma oportunidade indescritível. Nós nunca imaginamos que pudéssemos levar a poesia desse ameninos para este espaço tão importante da cultura brasileira”, diz Leonardo Melo.

A 1ª e a 2ª edições do SLAM foram realizadas em junho e dezembro de 2024 na Biblioteca Ziraldo, na Cidade das Artes. A 3ª edição, em 2025, está sendo no Centro Cultural Banco do Brasil. Em todas elas, participaram estudantes de diversas regiões do Rio que nunca haviam conhecido esses espaços culturais da cidade. Assim, o projeto permite que alunos possam ter a experiência de transitar nesses ambientes não só como visitantes, mas também como protagonistas de um evento literário.

“Não se trata de uma competição qualquer, com vencedor e perdedores, mas de um exercício de falar e ouvir poesia, saber aplaudir e acolher o outro, tendo em vista que o aluno-poeta, por meio do seu texto, está expressando sua visão de mundo, seus sentimentos e suas vivências”, explica Gabriela.

As inscrições estão abertas para estudantes do Fundamental II ou ensino médio no instagram do SLAM do estudante RJ.

 

09/10/2025