Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Série “Música de Câmara na ABL” apresenta concerto com o Quarteto Radamés Gnattali

Série “Música de Câmara na ABL” apresenta concerto com o Quarteto Radamés Gnattali

 

A Academia Brasileira de Letras deu início à sua série “Música de Câmara na ABL” de 2016, sob coordenação do Acadêmico Marco Lucchesi, com concerto do Quarteto Radamés Gnattali (Carla Rincón, violino; Andréia Carizzi, violino; Estevan Reis, viola; e Hugo Pilger, violoncelo). O espetáculo aconteceu no dia 7 de abril, quinta-feira, às 12h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na Avenida Presidente Wilson 203. Entrada franca.

O Quarteto tocou exclusivamente composições do maestro, compositor e pianista Radamés Gnattali, que completaria, em janeiro passado, 110 anos de nascimento. O grupo também está comemorando, em 2016, seus dez anos de fundação. O programa: Seresta nº 1, Samba; Seresta nº 2; Lenda; Choro; Cantilena; Valsa; Quarteto nº 1, dedicado a Jorge de Lima – Movido, Sem título, Vivo, Allegro.

Saiba mais:

Vencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009, indicado para o Grammy Latino 2012, Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013, o Quarteto Radamés Gnattali despontou como o primeiro no mundo a gravar, em DVD e BluRay, os 17 Quartetos de Cordas do brasileiro Heitor Villa-Lobos.

A discografia do grupo inclui os seguintes álbuns: Quarteto Radamés interpreta Ricardo Tacuchian - obra integral (2014), As 4 Estações Cariocas (2011), Prelúdio 21 - Quarteto de Cordas (2011) e Quadro Brasil (2008). Em 2016, comemorando os 10 anos de existência do quarteto e os 110 anos de nascimento de Radamés Gnattali, o grupo lançará o CD Radamés toca Radamés, com a obra integral de Gnattali para quarteto de cordas.

Com o repertório basicamente dedicado à música brasileira, apresentam-se regularmente em festivais: Mostra Internacional de Música de Olinda, Festival Villa-Lobos, Festival Internacional de Campos do Jordão, Bienal de Música Contemporânea da Funarte, dentre outros, além de turnês pela Europa, África, América do Sul e do Norte.

No âmbito educacional, o Quarteto Radamés Gnattali gravou 13 programas para a televisão dedicados aos quartetos de Heitor Villa-Lobos e, pelo sexto ano consecutivo, realiza o projeto “Brasil de Tuhu”, levando a música do compositor brasileiro às crianças de escolas públicas do Brasil.

01/04/2016

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados