Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Ricardo Cavaliere toma posse na ABL

Ricardo Cavaliere toma posse na ABL

 

Um dos maiores filólogos do país, o escritor Ricardo Cavaliere tomará posse na cadeira nº 8 da Academia Brasileira de Letras na próxima sexta-feira, dia 18. Cavaliere foi eleito em abril com 35 de 38 votos possíveis, para substituir a escritora Cleonice Berardinelli, morta em janeiro de 2023.

Na cerimônia de posse, o discurso de recepção será feito pelo Acadêmico Evanildo Cavalcante Bechara. A espada será entregue pelo Acadêmico Arnaldo Niskier, o colar pelo Acadêmico Antonio Carlos Secchin e o diploma pelo Acadêmico Domício Proença Filho. A comissão de entrada será formada pelos Acadêmicos, José Paulo Cavalcanti, Godofredo de Oliveira Neto e Ruy Castro; a comissão de saída pelos Acadêmicos Ana Maria Machado, Rosiska Darcy de Oliveira e Arno Wehling.

Cavaliere tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em descrição do português e na historiografia dos estudos gramaticais. É autor de mais de uma centena de trabalhos acadêmicos em sua especialidade.

O ACADÊMICO

Ricardo Cavaliere é um linguista de nacionalidade brasileira e italiana, graduado e licenciado em letras (1975) e graduado em direito (1996), ambos os cursos cumpridos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Obteve o título de mestre em Língua Portuguesa (1990) e de doutor em Língua Portuguesa (1997) pela mesma universidade. Cumpriu estágio de pós-doutorado em História da Gramática no Brasil (2005), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof. Dr. Evanildo Bechara. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, membro da Academia Brasileira de Filologia, membro do Conselho Editorial da Editora Lexikon, da Editora Lucerna, diretor da Revista Confluência, conselheiro do Real Gabinete Português de Leitura e conselheiro do Liceu Literário Português. É membro de associações nacionais e internacionais em sua área de investigação, entre elas a Société de Linguistique Romane, a Henry Sweet Society for the History of Linguistic Ideas, a Societas Linguistica Europeae, a Associação Brasileira de Linguística e a Société d'Histoire et d'Épistémologie des Sciences du Langage. Ocupa a cadeira nº 29 da Academia Brasileira de Filologia.

É autor de diversas obras, entre elas: Fonologia e morfologia na gramática científica brasileira (2000), Pontos essenciais em fonética e fonologia (2005), Palavras denotativas e termos afins: uma visão argumentativa (2009), A gramática no Brasil: ideias, percursos e parâmetros (2014) e História da gramática no Brasil: séculos XVI a XIX (2022). Foi eleito para ocupar a cadeira n.º 8 da Academia Brasileira de Letras em 27 de abril de 2023. Dentre as comendas recebidas, destacam-se o título de Grande Benemérito do Real Gabinete Português de Leitura (2008), a Medalha do Mérito Filológico da Academia Brasileira de Filologia (2018) e o Prêmio Celso Cunha da União Brasileira de Escritores (2015).

16/08/2023