Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Professores e pesquisadores Claudio Cezar Henriques e José Carlos Azeredo falam na ABL sobre o tema “De volta a (à) Gramática”

Professores e pesquisadores Claudio Cezar Henriques e José Carlos Azeredo falam na ABL sobre o tema “De volta a (à) Gramática”

 

Os professores e pesquisadores Claudio Cezar Henriques e José Carlos Azeredo fazem a segunda palestra do ciclo “A Academia e a Língua Portuguesa”, intitulada De volta a (à) Gramática. A conferência aconteceu no dia 10 de novembro, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.

“A Academia e a Língua Portuguesa” terá mais uma palestra, na terça-feira, dia 17 de novembro, sobre o tema Afinal, que é gramática tradicional, com Ricardo Cavaliere.

Saiba mais:

Desde 2005, Claudio Cezar Henriques possui pós-doutorado em Letras Vernáculas pela USP e, em 1995, concluiu o doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro eleito da Academia Brasileira de Filologia. Também foi professor da Universidade Estácio de Sá.

Claudio Cezar Henriques publicou 45 artigos em periódicos especializados e 25 trabalhos em anais de eventos. Possui 27 capítulos de livros e 54 livros publicados, além de 61 itens de produção técnica. Recebeu dois prêmios literários e a Medalha Isidoro de Sevilha (Cifefil). É autor, entre outros títulos, de Atas da Academia Brasileira de Letras: Presidência Machado de Assis; Nomenclatura Gramatical Brasileira: 50 anos depois; Estilística e Discurso; Léxico e Semântica; Sintaxe; e A Nova Ortografia.

Mestre e doutor em Letras pela UFRJ, pós-doutor em Linguística Aplicada pela PUC-SP, José Carlos Azeredo foi professor de língua portuguesa na Faculdade de Letras da UFRJ de 1971 a 1996, quando se aposentou. Atualmente, é professor associado do Instituto de Letras da UERJ. Foi bolsista do programa Prociência (FAPERJ-UERJ) em três triênios sucessivos (2005-2014) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Pq2), além de coordenador do Mestrado em Língua Portuguesa da UERJ no biênio 1999-2000.

José Carlos Azeredo participou da elaboração do Minidicionário Caldas Aulete, como consultor gramatical e redator de “Uma pequena gramática”, parte integrante das versões do Dicionário Caldas Aulete publicadas atualmente pela editora Lexikon. Organizou e supervisionou a edição de Escrevendo pela nova ortografia, publicado pela Publifolha em parceria com o Instituto Antônio Houaiss. Também é autor de Iniciação à sintaxe do português, Fundamentos de gramática do português e Ensino de Português: fundamentos, percursos, objetos. Em três outras obras publicadas pela Publifolha em parceria com o Instituto Antônio Houaiss, foi autor ou coautor dos livros Gramática Houaiss da Língua Portuguesa, Dicionário Houaiss de conjugação de verbos e Gramática comparativa Houaiss: quatro línguas românicas.

06/11/2015

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados