Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico, professor e filólogo Evanildo Bechara abre na ABL o ciclo “A Academia e a Língua Portuguesa”

Acadêmico, professor e filólogo Evanildo Bechara abre na ABL o ciclo “A Academia e a Língua Portuguesa”

 

O Acadêmico, professor e filólogo Evanildo Cavalcante Bechara fez a palestra de abertura do ciclo “A Academia e a Língua Portuguesa”, intitulada A Língua Portuguesa na ABL. A conferência aconteceu no dia 3 de novembro, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.

“A Academia e a Língua Portuguesa” terá mais duas palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 10, De volta a (à) Gramática, com Claudio Cezar Henriques e José Carlos Azeredo; e 17,"Afinal, que é gramática tradicional?, com Ricardo Cavaliere.

Quinto ocupante da Cadeira 33 da ABL, eleito em 11 de dezembro de 2000, na sucessão de Afrânio Coutinho, Evanildo Cavalcante Bechara é Professor Titular de Filologia Românica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense e professor Emérito da UERJ e da UFF, além de ter sido professor visitante da Universidade de Coimbra e da Universidade de Colônia. Faz parte da Comissão Científica da Société Linguistique Romanne, com sede em Strassburgo, e pertence à Academia Brasileira de Filologia e à Associação de Romanistas.

Diretor da revista Confluência do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português, Bechara publicou, pelo mesmo Instituto, obra coletiva intitulada Na ponta da língua. Integram a publicação artigos de Silvio Elia, Gladstone Chaves de Melo, Antônio Geraldo da Cunha, Maximiano de Carvalho e Silva, Antonio Basílio Rodrigues entre outros. Também é o coordenador da série, que tem 479 artigos publicados. Diretor da Revista Littera, preparou, junto com Segismundo Spina, a 1ª edição da Antologia de Os Lusíadas, publicada pela Grifo. A 2ª edição, melhorada, foi publicada pela Editora da Universidade de São Paulo.

Autor de um capítulo no livro coletivo Trivium e Quadrivium, em que escreve sobre a História da Gramática na Idade Média, Bechara é autor, entre outros livros, da Moderna gramática portuguesa, Lições de português pela análise sintática, Gramática escolar da Língua Portuguesa, Língua e Linguagem e A nova ortografia.

30/10/2015

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados