Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi, em viagem à Europa, assina convênios na Itália, Espanha e Romênia

Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi, em viagem à Europa, assina convênios na Itália, Espanha e Romênia

 

O Presidente da Academia Brasileira de Letras, poeta e escritor Marco Lucchesi, em sua viagem à Europa, no começo deste ano, assinou uma série de convênios e iniciou conversações sobre a negociação de apoios às propostas da ABL, principalmente na Romênia, Itália e Espanha.

“Firmamos convênios sem obrigações diretas e custos, apenas no plano cultural, entre a ABL e a Academia Romena, em que estiveram presentes o Presidente Geral daquela instituição, Cristian Hera, o Presidente da Classe de Letras, Eugen Simion, e representantes de outras entidades que prestigiaram o empreendimento, como o Instituto Cultural Romeno, o Museu Nacional de Literatura Romena, e o Instituto Romeno do Livro. Houve presença maciça dos órgãos de imprensa daquele país, repercutindo a posição da Academia Brasileira de Letras”, afirmou o Presidente da ABL.

Lucchesi também assinou convênio entre a Academia Brasileira de Letras e a Real Academia Espanhola, em Madri, na própria sede daquela entidade, com a presença do Presidente Dario Villanueva, da Acadêmica Aurora Egido, entre outros membros da Diretoria. Recebeu exemplar de um dicionário “muito importante”, segundo disse, dedicado pelo Dr. Dario Villanueva, que será deixado à consulta e destinado à Biblioteca Acadêmica Lúcio de Mendonça, da Academia.

 Na Itália, a convite do Presidente da Accademia della Crusca, Claudio Marazzini, Lucchesi ratificou o acordo feito na gestão do Presidente Marcos Vinicios Vilaça. A ratificação do acordo ocorreu na sede da instituição, em Florença, no antigo palácio da família Médici, com toda a Diretoria reunida, incluindo o Vice-Presidente da Accademia della Crusca, o professor Menichetti. “O intento, permanente, na geografia dos três convênios, a Ocidente e a Oriente do Tibre”, afirmou.

26/06/2018