Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Pandemia e Desenvolvimento Sustentável” é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

“Pandemia e Desenvolvimento Sustentável” é o tema da conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

 

Academia Brasileira de Letras prossegue com o seu o ciclo de podcasts "Pensando o novo normal", gravado por seus acadêmicos e que aborda as relações entre a pandemia e as diferentes áreas do conhecimento humano. O décimo terceiro episódio disponibilizado foi gravado pelo Acadêmico Celso Lafer. O tema escolhido foi "Pandemia e Desenvolvimento Sustentável". A apresentação e a  coordenação-geral do ciclo cabem ao Acadêmico Antônio Torres.

Durante a emissão, o Acadêmico traz um panorama do Meio Ambiente ao longo das últimas décadas: “A Natureza deixou de ser um dado de permanência da ordem cósmica. Passou a ter o componente de um construído/destruído pela ação humana. Hoje é inequívoca a vulnerabilidade por obra da atuação dos seres humanos. Ela deixou de ser concebida como o horizonte quase infinito aberto à exploração humana. Tornou-se um horizonte de vulnerabilidade. Comprometedora da rede global dos ecossistemas que sustentam a vida na Terra. Responsabilidade provém do verbo latino ‘Respondere’, Responder. No campo jurídico, o termo foi sendo elaborado como uma resposta do Direito a fatos e situações provenientes de desordens e injustiças causadoras de dano. No caso das situações oriundas da vulnerabilidade da natureza, o assumir de responsabilidades políticas e jurídicas coloca o problema não só do dano causado no passado e no presente, mas também do dano no presente que se projeta no futuro. O novo contexto passou a exigir novos conceitos. O aprofundamento crescente do conhecimento científico permitiu desvendar os riscos ao meio ambiente. Ampliou-se o escopo operativo da gestão de riscos necessária para analisar o impacto ambiental da ação humana.”

Está previsto mais 1 episódio do podcast, apresentado na próxima quarta-feira. Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

spotify deezer apple-music
05/10/2020