Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Música de Câmara na ABL” apresenta “Presença de Villa-Lobos na música brasileira”

“Música de Câmara na ABL” apresenta “Presença de Villa-Lobos na música brasileira”

 

A Academia Brasileira de Letras apresentou, em sua série “Música de Câmara”, coordenada pelo Acadêmico Marco Lucchesi, o espetáculo “Presença de Villa-Lobos na música brasileira para violoncelo e piano”, com o duo Hugo Pilger (violoncelo) e Lúcia Barrenechea (piano). O concerto aconteceu no dia 8 de maio, quinta-feira, às 18 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo. A entrada foi franca.

O evento foi transmitido ao vivo pelo portal da ABL.

Saiba mais

Programa

Heitor Villa-Lobos: Divagação; Arthur Napoleão: Romance, Opus 71; Homero de Sá Barreto: Berceuse; Francisco Braga: Romance; Edino Krieger: Seresta – Homenagem a Villa-Lobos; Bach/Villa-Lobos: Prelúdio nº 8; Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras nº 2 – I - Prelúdio - O Canto do Capadócio, II - Ária - O Canto da Nossa Terra, III - Dança – Lembrança do Sertão (piano solo), e IV - O Trenzinho do Caipira.

Mestre em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Hugo Pilger iniciou seus estudos de violoncelo na Fundarte (Fundação de Artes de Montenegro-RS) com o professor Milton Bock. Posteriormente, passou a estudar no Rio de Janeiro, com o professor Marcio Malard. Formou-se no curso de Bacharelado em Instrumento Violoncelo na Unirio, classe do professor Alceu Reis. Como solista, apresentou-se à frente das mais importantes orquestras, dentre elas: Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra do Teatro da Paz, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Orquestra Sinfônica Brasileira. Realizou turnês em diversos países da Europa, América do Sul e do Norte. É professor da classe de violoncelo da Unirio, onde atualmente frequenta o curso de doutorado. É autor do livro Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo.

Lúcia Barrenechea é professora de piano e música de câmara no Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Realizou seu bacharelado em piano na Universidade Federal de Goiás, mestrado na Universidade de Boston, EUA, e concluiu seu curso de doutorado em piano na Universidade de Iowa, também nos EUA. Atuou como solista em concertos com a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo, Filarmônica de Goiás, Sinfônica de Goiânia, Sinfônica Jovem de Goiás e Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência de Eleazar de Carvalho, Emanuel Martinez, Parcival Módolo, Fabio Mechetti e Norton Morozowicz. Em 2009, participou, como integrante do Ensemble Unirio, do concerto em comemoração aos 20 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Vietnã, na Ópera de Hanói. Tem realizado turnês na Europa e Estados Unidos para divulgar a música de câmara brasileira.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Curta no Facebook

8/5/2014

02/05/2014 - Atualizada em 01/05/2014