Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Música de Câmara na ABL” apresenta concerto do Quarteto Radamés Gnattali

“Música de Câmara na ABL” apresenta concerto do Quarteto Radamés Gnattali

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade à sua série “Música de Câmara na ABL”, sob coordenação do Acadêmico Marco Lucchesi, com o concerto “Quarteto Radamés Gnattali interpreta Ricardo Tacuchian”. O espetáculo aconteceu no dia 7 de agosto, quinta-feira, às 18 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., na Avenida Presidente Wilson 203. A entrada foi franca.

Na oportunidade, o grupo lançou CD inédito – a integral dos quartetos de cordas do regente e compositor brasileiro de ascendência armênia – com o mesmo nome do concerto, na presença do homenageado, que ficará à disposição do público para autografá-lo no fim da apresentação. O quarteto é formado por Carla Rincón (violino), Andréia Carizzi (violino), Estevan Reis (viola) e Hugo Pilger (violoncelo).

Programa

Ricardo Tacuchian – Quarteto de cordas nº 1 “Juvenil”
Radamés Gnattali – Quarteto nº 4
Ricardo Tacuchian – Quarteto de cordas nº 4 “Trópico de Capricórnio”

Saiba mais

Vencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009, indicado para o Grammy Latino 2012, Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013, o Quarteto Radamés Gnattali despontou como o primeiro no mundo a gravar, em DVD e BluRay, os 17 Quartetos de Cordas do brasileiro Heitor Villa-Lobos.

A discografia do grupo inclui os seguintes álbuns: As 4 Estações Cariocas (2011), Prelúdio 21 - Quarteto de Cordas (2011) e Quadro Brasil (2008). Para 2014, estão previstos os lançamentos das integrais de Radamés Gnattali e Ricardo Tacuchian.

Com o repertório basicamente dedicado à música brasileira, apresentam-se regularmente em festivais: Mostra Internacional de Música de Olinda, Festival Villa-Lobos, Festival Internacional de Campos de Jordão, Bienal de Música Contemporânea da Funarte, dentre outros, além de turnês pela Europa, África, América do Sul e do Norte.

No âmbito educacional, o Quarteto Radamés Gnattali gravou 13 programas para a televisão dedicados aos quartetos de Heitor Villa-Lobos e, pelo sexto ano consecutivo, realiza o projeto “Brasil de Tuhu”, levando a música do compositor brasileiro às crianças de escolas públicas do Brasil.

7/8/2014

29/07/2014 - Atualizada em 28/07/2014