Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Música de Câmara na ABL” apresenta concerto com o trio Theodora Geraets, Matias de Oliveira Pinto e Viviane Taliberti

“Música de Câmara na ABL” apresenta concerto com o trio Theodora Geraets, Matias de Oliveira Pinto e Viviane Taliberti

 

A série “Música de Câmara na ABL”, sob coordenação do Acadêmico Marco Lucchesi, apresentou concerto com o trio Theodora Geraets (violino), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo) e Viviane Taliberti (piano). O espetáculo foi programado para o dia 15 de outubro, quinta-feira, às 12h30min, Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

ProgramaEdino Krieger, Sonatina (transcrição para Trio de Flávio Augusto); Édouard Lalo, Trio nº 1 em dó m, op. 7, para piano, violino e violoncelo; e Edmundo Villani-Côrtes, Cinco miniaturas brasileiras.

Saiba mais:

Theodora Geraets é uma das violinistas holandesas mais importantes da atualidade. Estudou com Davina Van Wely em Amsterdam, Rosa Fain em Düsseldorf, Kyung-Wha-Chung em Londres e Dorothy DeLay em Nova York. Ganhou concursos como o Oscar Back Competition na Holanda, o Bartók Violin Competition nos Estados Unidos (onde realizou concertos com Leonard Slatkin), e o The Dutch Music Prize, fazendo dela a única holandesa a receber o prêmio máximo. Atualmente é Professora no Royal Conservatory em Haia. Apresentou-se no Queen Elisabeth Hall em Londres, o “Alte Oper”, em Frankfurt, Theatro Colon em Buenos Aires, e no Concertgebouw em Amsterdam, entre outras importantes salas de concertos.

Natural de São Paulo, Matias de Oliveira Pinto tornou-se professor de violoncelo da Escola de Música e Belas Artes do Paraná aos dezoito anos, em 1979, quando fez sua primeira turnê por cidades brasileiras. Vive em Berlim, Alemanha, desde 1980, quando venceu concurso para bolsista da Fundação Herbert Von Karajan. Na Europa, estudou na Escola Superior de Música de Berlim (HdK) e na Academia Franz Liszt de Budapeste. Turnês o levaram aos Estados Unidos, América do Sul, em quase toda a Europa, Japão, Coréia, Nova Zelândia e Austrália. Pedagogo, solicitado em muitos países, ensina na Universidade das Artes de Berlim e na Universidade de Muenster.

Viviane Taliberti nasceu em Curitiba, onde iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade. No Brasil, Luis Thomaszeck e Gilberto Tinetti foram os professores que marcaram sua formação pianística. Aos 19 anos, após participar de diversos cursos internacionais na Europa com os pianistas Hans Leygraf, Helena Costa e Pnina Salzman, realizou sua primeira turnê internacional em 15 cidades da Alemanha, a convite de entidades culturais daquele País. Foi selecionada para fazer o curso de mestrado em Performance Pianística na Faculdade de Música de Colônia, departamento de Aachen, Alemanha, diplomando-se com nota máxima e distinção. Em 2015, concluiu o doutorado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 2002, por intermédio de concurso público, é professora efetiva do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia.

09/10/2015

Notícias relacionadas