Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Morre no Rio de Janeiro, aos 93 anos, o Acadêmico Candido Mendes de Almeida

Morre no Rio de Janeiro, aos 93 anos, o Acadêmico Candido Mendes de Almeida

 

O Acadêmico e professor Candido Mendes de Almeida faleceu na tarde do dia 17 de fevereiro, no Rio de Janeiro, vítima de embolia pulmonar. Seu corpo será cremado sábado, dia 19 de fevereiro, no cemitério Memorial do Carmo.

O Presidente da ABL, Acadêmico Merval Pereira, ao tomar conhecimento da morte do acadêmico, determinou o cumprimento de luto de três dias e que a bandeira da Academia fosse hasteada a meio mastro.

O Acadêmico

Candido Antonio Mendes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 3 de junho de 1928. Foi professor, educador, advogado, sociólogo, cientista político e ensaísta brasileiro. Bacharel em Direito (1950) e Filosofia (1951) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Doutor em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, na Universidade do Brasil. É o quinto ocupante da Cadeira nº 35 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 24 de agosto de 1989, na sucessão de Celso Cunha. Entre suas obras publicadas, destacam-se: “Nacionalismo e Desenvolvimento” (1963), “O País da Paciência” (2000), “Subcultura e mudança: por que me envergonho do meu país" (2010), “A razão armada” (2012), entre outras.

Atuou como professor universitário (assistente, titular, chefe de Departamento) nas universidades: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (FGV); Faculdade de Direito Candido Mendes; Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro; Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Foi reitor da Universidade Candido Mendes (1997). Possuia uma extensa atuação como professor visitante em universidades do exterior, como Brown University, New York University, New Mexico University, University of California (LA), Stanford University, Columbia University, Harvard University, entre outras.

Foi membro do Conselho de Cooperação Educacional com a América Latina, do Education and World Affairs (1968), membro do Conselho Diretor do International Institute for Educational Planning (IIEP) – 1976-85 e Presidente do Comitê de Programas do International Social Science Council (ISSC), 1974 – órgão representativo das organizações não-governamentais de Ciências Sociais reconhecidas pela UNESCO e Presidente do Instituto do Pluralismo Cultural, entre outros.

Saiba mais

Acadêmicos Nélida Piñon, Cicero Sandroni e Merval Pereira homenageiam Candido Mendes, falecido nesta quinta (17) (Globonews - Jornal das Dez)

17/02/2022