Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Especialistas debatem os rumos da fé no Brasil contemporâneo

Especialistas debatem os rumos da fé no Brasil contemporâneo

 

Com debate sobre “Os rumos da fé no Brasil contemporâneo”, a Academia Brasileira de Letras deu prosseguimento, no dia 16 de outubro, a partir das 17h30min, ao Seminário “Brasil, brasis”/2008. A entrada foi franca, e foram fornecidos certificados de freqüência aos interessados.

O Acadêmico Candido Mendes é o coordenador e expositor da sexta versão do Seminário deste ano, que teve como debatedores o professor Luiz Alberto Gómez de Souza, o Padre José Oscar Beozzo e as teólogas Maria Clara Bingemer e Maria Helena Arrochellas.

 
O Presidente da ABL, Cícero Sandroni, é o coordenador do Seminário que conta com patrocínio da Petrobras e apoio cultural do Bradesco.

O Seminário Brasil, brasis teve transmissão ao vivo pelo portal da ABL.


Saiba Mais

Os Debatedores:

Luiz Alberto Gómez de Souza

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC de Porto Alegre.Doutor em Sociologia pelo Institut d'Hautes Études pour l'Amérique Latine - Paris III (Sorbonne Nouvelle), Paris. Autor de mais de cem artigos para revistas brasileiras e internacionais e organizador e colaborador em livros de temas sobre educação, Igreja e sociedade, política, ciência e religião, etc.

Autor de: O cristão e o mundo (Vozes, 1965); Classes populares e Igreja nos caminhos da história (Vozes, 1982); JUC: os estudantes católicos e a política (Vozes, 1985), A utopia surgindo no meio de nós (Mauad, 2003, trad. ao espanhol por Tierra Nueva, Buenos Aires), Do Vaticano II a um novo concílio? Olhar de um cristão leigo sobre a Igreja (Loyola, 2004, sendo traduzido ao francês por ed. du Cerf, Paris), Uma Fé exigente, uma política realista (Educam,2008).

Padre José Oscar Beozzo

É coordenador geral do CESEP (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular) em São Paulo; vigário da Paróquia de São Benedito em Lins (SP); membro e ex-presidente da CEHILA (Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina) no Brasil e na América Latina (1974-2008). Foi assessor nacional das CEBs (1981-2001).  É professor de História da Igreja na América Latina na pós-graduação de Missiologia do Instituto Teológico São Paulo – ITESP.

Foi ordenado sacerdote da diocese de Lins, em 1964. Estudos de Filosofia (São Paulo e Aparecida do Norte: 1958-1960); Teologia (Roma:1960-1964); Sociologia e Comunicação Social (Lovaina – Bélgica: 1964-1968; 1971-1972), com a tese em sociologia da religião: “Les Mouvements Universitaires Catholiques au Brésil. Aperçu historique et essai d’interprétation” (Lovaina, 1968), publicada de forma resumida pelas Vozes, em 1984, com o título, Os Cristãos na Universidade e na Política; especialização em História do Brasil (Lins – FAL); doutorado em História Social na USP, com a tese: “Padres Conciliares Brasileiros no Vaticano II: Participação e Prosopografia – 1959-1965 - ”, USP – São Paulo, 2001, publicada pelas Paulinas em 2005, numa versão revista e ampliada, com o título: A Igreja do Brasil no Vaticano II: 1959-1965.

Maria Clara Bingemer

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1989).
Atualmente é professora associada do  Departamento de Teologia da PUC-Rio, decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas da mesma Universidade, avaliadora de programas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: deus, alteridade, mulher, violencia e espiritualidade. Tem pesquisado e publicado nos últimos anos sobre o pensamento da filósofa francesa Simone Weil.

Entre suas últimas publicações figuram: Jesus Cristo: servo de Deus e Messias glorioso. 1. ed. Valencia/São Paulo: Siquem/Paulinas, 2008. v. 2000. 157 p. Simone Weil. A força e a fraqueza do amor. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. v. 2000. 338 p. Um rosto para Deus?. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2005. v. 2000. 210 p. A argila e o espírito. Ensaios sobre ética, mística e gênero. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. v. 2000. 272 p. Violência e Religião. Cristianismo, Islamismo e Judaísmo. Três religiões em confronto e diálogo. 1. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Editora PUC-Rio/ Edições Loyola, 2001. 296 p.

           
Maria Helena Arrochellas

Formou-se em Teologia, nos anos 80, pelo Instituto Franciscano de Petrópolis, sendo na época a única leiga e casada no curso. Teve como professor figuras como Leonardo Boff e Frei Simão Voigt. De 1986 a 1999 foi assessora da direção do Museu do Índio do Rio de Janeiro – na área de demarcação das terras e, mais tarde diretora deste Museu. Foi uma das organizadoras do Primeiro Festival de Cinema dos Povos Indígenas da América Latina e, ao conhecer a riqueza da cultura destes povos tornou-se solidária com suas lutas e com seu direito inalienável às suas terras.

Atualmente, é diretora do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, CAALL, unidade da Universidade Candido Mendes, cujo Reitor é Dr. Candido Mendes de Almeida. O CAALL funciona no bairro da Mosela, em Petrópolis, na casa onde o ilustre pensador viveu com sua família.

Também organizou conteúdo de diversos livros dentre eles “A Igreja e o Exercício do Poder” - Vozes; “Economia e Subsistência no Brasil” - Ed. Cortez.

16/10/2008

14/10/2008 - Atualizada em 13/10/2008