Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Denise Maurano, professora, filósofa e psicanalista, faz na ABL a palestra de encerramento do ciclo ‘O barroquismo brasileiro’

Denise Maurano, professora, filósofa e psicanalista, faz na ABL a palestra de encerramento do ciclo ‘O barroquismo brasileiro’

 

A professora, filósofa e psicanalista Denise Maurano fez a quarta e última palestra do ciclo de novembro de 2018, sob coordenação do Acadêmico e jornalista Merval Pereira. O evento foi realizado na quinta-feira, dia 29 de novembro, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica Ana Maria Machado é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2018.

 

A PALESTRANTE

Denise Maurano Mello, nascida no Rio de Janeiro, é Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), atuando no Curso de Direito e no Programa de Pós-Graduação em Memória Social. Tem Mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris XII e PUC/RJ. Pós-doutorado em Letras, também pela PUC/RJ e Pós-doutorado em Psicanálise pela Universidade de Nice (FR). Psicanalista, é membro da Associação Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise, seção Rio de Janeiro.

Autora de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior, Denise Maurano também publicou os seguintes livros: Nau do desejo: o percurso da ética de Freud a Lacan (Ed. Relume Dumará,1995); La face cachée de l’amour: investigation philosophique de la tragédie à la lumière de la Psychanalyse (Presses Universitaires de Septentrion, FR, 2000); A face oculta do amor: a tragédia à luz da psicanálise (RJ, Imago ed./UFJF, 2001); Para que serve a Psicanálise (Col. Passo-a-passo em psicanálise, RJ, Jorge Zahar ed., 2003); A transferência (Col. Passo-a-passo em psicanálise, RJ, Jorge Zahar ed., 2006); A Histeria, (Col. Para ler Freud, Ed. Civilização Brasileira 2011); Trilogia: Do Desejo, Do Amor e Do Gozo. Volume I: Do desejo. RJ: Ed. Contracapa (no prelo). Coordenou e organizou, ainda, algumas publicações, entre elas as Agenda de Psicanálise (I Ed. Xenon, 1989 e II Ed. Relume Dumará,1990); Circulação Psicanalítica, RJ: Imago Editora(1992).

Desde 2003, Denise Maurano é editora-chefe do periódico eletrônico multidisciplinar Psicanálise&Barroco em Revista. Concebeu e dirigiu os vídeos: Torções do gozo: uma imersão no barroco, 2001, financiado pela FUNALFA/JF e Banco do Brasil; Desdobramentos de Vênus: uma viagem rumo ao continente negro, e também Matriarcado de Pindorama: a presença do feminino na cultura brasileira, (apoio CNPq). Profere palestras pelo Brasil e por outros países, como França, Estados Unidos, Bélgica, Áustria, Argentina, México, Canadá e Itália.

22/11/2018

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados