Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “A cultura e a construção do futuro” é tema da quinta mesa-redonda em formato podcast da Academia Brasileira de Letras

“A cultura e a construção do futuro” é tema da quinta mesa-redonda em formato podcast da Academia Brasileira de Letras

 

Academia Brasileira de Letras apresenta, através de seu canal de podcast, uma mesa-redonda especial  que aborda a construção de um futuro positivo pós-pandemia e a energia necessária para a manutenção da cultura. A mesa conta com a participação dos Sócios Correspondentes Leslie Bethell, Didier Lamaison, Darlene Sadlier e Antonio Maura. A apresentação foi feita pelo Acadêmico Marco Lucchesi.

Leslie Bethell foi diretor do Centre for Brazilian Studies da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Foi também diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos, da Universidade de Londres. Seu principal trabalho, como acadêmico, foi a coordenação e a edição da monumental Cambridge History of Latin America e um grande número de publicações derivadas. Em toda sua carreira, Bethell manteve estreito contato com o Brasil e especificamente com a ABL, onde proferiu palestras sempre que sua agenda permitiu. Foi professor visitante do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, em 1979. Participou dos conselhos editoriais de várias das principais revistas ligadas à historiografia brasileira, incluindo o Journal of Latin American Studies, Americas: Revista de História e Cultura da América Latina, Estudos Históricos (CPDOC, Rio de Janeiro), e a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Didier Lamaison é tradutor, professor de Letras Clássicas, ensaísta e dramaturgo. É tradutor de literatura de língua portuguesa, principalmente a poesia brasileira, para o francês. Já traduziu Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Fernando Pessoa assim como de letras de músicas de Chico Buarque e Geraldo Vandré. Veio ao Brasil em 1980, para trabalhar como Professor Leitor de francês na Universidade Federal de Pernambuco. Aprendeu a língua portuguesa através de poemas como "Soneto de Fidelidade", de Vinícius de Moraes, e "José", de Carlos Drummond de Andrade. Recebeu o prêmio Nelly Sachs em 1991, pela sua tradução de Carlos Drummond de Andrade na França (La machine du monde - Gallimard, 1990). É também autor do romance noir Édipo Rei, publicado pela editora Gallimard em 1994. 

Darlene J. Sadlier é professora do Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Indiana, Estados Unidos. É também professora-adjunta de comunicação e cultura da mesma instituição e autora dos seguintes livros: An introduction to Fernando Pessoa: Modernism and the paradoxes of authorship (University Press of Florida, 1998), Brazil imagined: 1500 to the present (University of Texas Press, 2008) e Americans all: Good neighbor cultural diplomacy in World War II (University of Texas Press, 2012). Organizou, ainda, o volume Latin American melodrama: Passion, pathos and entertainment (University of Illinois Press, 2009). 

Antonio Maura é um dos mais atuantes estudiosos e divulgadores da Literatura e da Cultura brasileira na Espanha. Nascido em Bilbao, em 1953, é licenciado em Filosofia pura e em Jornalismo, Doutor em Filosofia Romântica pela Universidade Complutense de Madri com a primeira tese defendida em seu país sobre um escritor brasileiro: “O discurso narrativo de Clarice Lispector”. Trabalhou como assessor da Fundação Cultural Hispano-Brasileira e de outras instituições dedicadas ao estudo de temas brasileiros. Foi professor visitante da Universidade Federal do Ceará e diretor da Casa de Cultura Hispânica da mesma Universidade, de 1982 a 1985.

 

Mesa-redonda da Academia

 

spotify deezer apple-music

 

28/09/2020