Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Culto afro: uma filosofia de diáspora” é o tema da palestra do professor Muniz Sodré no encerramento do ciclo “Sociedade e espiritualidade”, da ABL

“Culto afro: uma filosofia de diáspora” foi tema da palestra do professor Muniz Sodré no encerramento do ciclo “Sociedade e espiritualidade”, da ABL

 

A Academia Brasileira de Letras encerrou o ciclo de conferências “Sociedade e espiritualidade”, sob coordenação do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni, realizando sua quinta palestra – Culto Afro: uma filosofia de diáspora – com o professor e escritor Muniz Sodré. O evento aconteceu na terça-feira, dia 29 de março, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Muniz Sodré explicou a proposta de sua palestra: O que aqui e agora nos interessa é a provocativa sugestão que confere a setores da condição humana escravizada no Brasil, ao modo de uma ‘suspeita’ filosófica, um estatuto intelectual jamais entrevisto pelo status-quo etnológico. Por outro lado, abre caminho para a investigação de algo inconcebível pela entidade ‘filosofia europeia’, moldada por teólogos germânicos: a possibilidade de um genuíno pensamento por parte de intelectuais ‘orgânicos’ da diáspora africana. Quem são esses? São ex-escravos e seus descendentes.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a coordenadora-geral dos ciclos de conferências de 2016.

Saiba mais:

Professor Titular Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, escritor com 36 livros publicados nas áreas de comunicação, cultura e ficção, Muniz Sodré também é professor visitante de universidades estrangeiras, tanto na Europa como na América Latina. 

Foi jornalista e tradutor profissional. Presidiu a Fundação Biblioteca Nacional no período de 2005 a 2010. Seu livro mais recente é A Ciência do Comum –– notas para o método comunicacional. Está no prelo o seu sexto livro de ficção: intitulado Bagulho.

 

 

 

 

 

 

 

23/03/2016

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados