Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “O Islã, desconhecido em sua dignidade”, é uma das propostas da palestra do professor Faustino Teixeira, no ciclo “Sociedade e espiritualidade”, da ABL.

“O Islã, desconhecido em sua dignidade”, é uma das propostas da palestra do professor Faustino Teixeira, no ciclo “Sociedade e espiritualidade”, da ABL.

 

A Academia Brasileira de Letras deu sequência ao ciclo de conferências “Sociedade e espiritualidade”, sob coordenação do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni, realizando sua quarta palestra – A dimensão interior do Islã – com o professor Faustino Teixeira. O evento aconteceu na terça-feira, dia 22 de março, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

De acordo com o conferencista, o objetivo era apresentar um traço do Islã que nem sempre vem reconhecido em sua dignidade. Tratava-se de acentuar a sua dimensão interior ou mística, que acompanha a trajetória desta tradição abraâmica desde seus primórdios. É o que podemos designar como sufismo (tasawwuf).

Foram fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a coordenadora-geral dos ciclos de conferências de 2016.

“Sociedade e espiritualidade” terá mais uma palestra, no mesmo local e horário: no dia 29, terça-feira, com o professor Muniz Sodré, sobre Culto Afro: uma filosofia de diáspora.

Saiba mais:

Faustino Teixeira possui Doutorado e Pós-Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Pesquisador do CNPq e Consultor do ISER Assessoria (RJ). Dentre suas linhas de pesquisa destacam-se: Teologia das Religiões, Diálogo Inter-religioso e Mística Comparada das Religiões. Publicou diversos livros, entre eles Ecumenismo e diálogo inter-religioso, Teologia e pluralismo religioso, Buscadores de diálogo, Buscadores cristãos no diálogo com o Islã e Religiões & espiritualidade.

 

16/03/2016

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados