Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Cecilia Meireles terá sua obra revisitada em palestra na ABL

Cecilia Meireles terá sua obra revisitada em palestra na ABL

 

A escritora Cecilia Meireles terá sua obra esmiuçada pelo escritor e doutor em letras pela Unicamp, Miguel Sanches Neto. A palestra integra o ciclo  “Cadeira 41”, com coordenação da Acadêmica Ana Maria Machado e será ministrada no dia 15 de agosto, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr.

"Já falamos dela aqui na ABL em outros assuntos e novamente vamos trazê-la, para ser vista em relação ao conjunto da sua obra", ressaltou a Acadêmica e escritora Ana Maria Machado.

Poetisa, professora, jornalista e pintora brasileira, Cecilia Meireles nasceu foi a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira, com mais de 50 obras publicadas. Com 18 anos estreou na literatura com o livro "Espectros". Participou do grupo literário da Revista Festa, grupo católico, conservador. Dessa vinculação herdou a tendência espiritualista que percorre seus trabalhos com frequência. Embora mais conhecida como poetisa, deixou contribuições no domínio do conto, da crônica, da literatura infantil e do folclore.

Lançou seu primeiro livro de poemas, "Espectros" com 17 sonetos de temas históricos. Em 1922, por ocasião da Semana de Arte Moderna ela participou do grupo da revista Festa ao lado de Tasso da Silveira, Andrade Muricy e outros, que defendiam o universalismo e a preservação de certos valores tradicionais da poesia. Nesse mesmo ano, casou-se com o artista plástico português Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas.

Colaborou na imprensa carioca escrevendo sobre folclore. Atuou como jornalista em 1930 e 1931 e publicou vários artigos sobre educação. Fundou em 1934 a primeira biblioteca infantil no Rio de Janeiro. O interesse de Cecília pela educação se transformou em livros didáticos e poemas infantis.

O CICLO

O ciclo “Cadeira 41 tem sequência com a palestra sobre Cecilia Meireles no dia 15 de agosto. O escritor e doutor em letras pela Unicamp Miguel Sanches Neto foi o convidado para esmiuçar a obra da poetisa. No dia 22, o tema abordado será Nise da Silveira. A palestra será ministrada pelo Acadêmico Marco Lucchesi. Encerrando o ciclo, no dia 29 de agosto, o Acadêmico e escritor Godofredo de Oliveira Neto falará sobre o poeta negro Cruz e Souza. A coordenação geral dos ciclos é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. Todas as palestras do ciclo contam com tradução em libras.

SOBRE MiGUEL SANCHES NETO

Miguel Sanches Neto é um escritor, professor universitário, e crítico literário brasileiro. Foi colunista da Gazeta do Povo, de Curitiba, entre 1993 e 2012, onde publicava artigos sobre literatura em uma coluna semanal. Também contribuiu para outros veículos de comunicação como: O Estado de S. paulo, Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, República, Bravo!, Poesia Sempre e D`Pontaponta. Publicou mais de 600 artigos de crítica literária e mais de 50 livros no Brasil e no exterior. Atualmente é reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

10/08/2023

Vídeos relacionados