Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Antonio Gois reflete sobre a desigualdade educacional

Antonio Gois reflete sobre a desigualdade educacional

 

O jornalista e colunista de educação do O Globo Antonio Gois conduz na próxima terça-feira, dia 22, às 16h, a quarta conferência do ciclo de conferências Pensar, “Educação: passado, presente e futuro”, com coordenação do Acadêmico Arnaldo Niskier.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/a-educacao-524865

A apresentação também será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/live/omeUU58Tqqg?si=5ZhRK2HHtTnO02Xa

Gois irá propor uma reflexão profunda sobre os desafios estruturais da educação brasileira, partindo de uma análise histórica crítica. Segundo o jornalista, o atual cenário insatisfatório do ensino no país não é fruto do acaso, mas resultado de um longo histórico de descaso e de decisões equivocadas que, até hoje, cobram um preço alto da sociedade.

Ao contrário de visões idealizadas, ele destaca que, durante o século XX, o sistema educacional brasileiro atuou como uma máquina de exclusão em massa. Ele usa como exemplo o sistema da repetência, que afastava alunos sem melhorar a qualidade do ensino. Para ele, entender esse legado de desigualdade é fundamental para explicar por que a educação nunca foi prioridade das elites dirigentes.

Gois defende que projetar o futuro da educação passa pelo reconhecimento das falhas do passado e por um debate público mais qualificado. Ele discorda das soluções simplistas para problemas complexos e alerta para a necessidade de políticas baseadas em evidências, equidade e inclusão.

No dia 29, a Acadêmica Lilia Schwarcz encerra o ciclo Pensar, com a paletra “A branquitude”.

Sobre Antonio Gois

Antonio Gois é colunista de educação do Globo e um dos fundadores da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), tendo sido presidente (2016-2020) e diretor (2020-2022) da entidade.

Autor dos livros O Ponto a que Chegamos: duzentos anos de atraso educacional e seu impacto nas políticas do presente; Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo, e Líderes na Escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam.

Foi bolsista dos programas Knight Wallace Fellows, na Universidade de Michigan, e da Spencer Education Journalism Fellowship, na Universidade de Columbia. É colaborador do Instituto Unibanco e membro dos conselhos consultivos dos institutos Palavra Aberta, Rodrigo Mendes, d3e, Labedu, Apontar e da Rede Ciência Pela Educação.

 

15/07/2025