Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmicos Marco Lucchesi e João Ubaldo Ribeiro (1941-2014) são finalistas do prêmio Jabuti de 2015

Acadêmicos Marco Lucchesi e João Ubaldo Ribeiro (1941-2014) são finalistas do prêmio Jabuti de 2015

 

Os Acadêmicos Marco Lucchesi, na categoria poesia, com o livro Clio, e João Ubaldo Ribeiro (falecido em 2014), na de crônicas e contos, Noites Lebloninas, foram relacionados entre os finalistas do Prêmio Jabuti de 2015, da Câmara Brasileira do Livro. Os vencedores foram conhecidos no dia 19 de novembro e a cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no dia 3 de dezembro, no auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

Saiba mais

Marco Lucchesi

Sétimo ocupante da cadeira nº 15 da ABL – cujo fundador foi Olavo Bilac, que escolheu como patrono Gonçalves Dias –, eleito em 3 de março de 2011, na sucessão do padre Fernando Bastos de Ávila, Marco Lucchesi é carioca, poeta, ensaísta e tradutor. Publicou, dentre outros livros, Nove cartas sobre a Divina Comédia, O dom do crime, Ficções de um gabinete ocidental, A memória de Ulisses, Sphera, Meridiano celeste & bestiário. De suas traduções, destacam-se os de Rûmî, Khlebnikov, Rilke e Vico. Obteve duas vezes o Prêmio Jabuti, o Prêmio Alceu Amoroso Lima, pelo conjunto da poesia, o Prêmio Marin Sorescu, na Romênia, o prêmio do Ministero dei Beni Culturali, na Itália. Traduzido para diversas línguas, incluindo a de Curt Meyer Clason.

João Ubaldo Ribeiro

Sétimo ocupante da Cadeira nº 34, eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco, João Ubaldo Ribeiro nasceu em Itaparica (BA), em 23 de janeiro de 1941. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 18 de julho de 2014.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduado em Administração Pública pela UFBA e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade da Califórnia do Sul, João Ubaldo foi Professor da Escola de Administração, da Faculdade de Filosofia da UFBA, e da PUC de Salvador, além de repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia, colunista e editor-chefe da Tribuna da Bahia, colunista do jornal alemão Frankfurter Rundschau.

João Ubaldo prestou, também, colaboração com diversos jornais, dentre os quais a Folha de S. Paulo e O Globo. Foi eleito para o PEN Clube do Brasil, mas não tomou posse. Desde 1996 detém a cátedra de Poetik Dozentur, na Universidade de Tübigen, Alemanha.

30/10/2015