Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmicos da ABL cumprem intensa programação cultural nos dias 16 a 24 de março

Acadêmicos da ABL cumprem intensa programação cultural nos dias 16 a 24 de março

 

Os Acadêmicos e escritores Geraldo Holanda Cavalcanti, Presidente da ABL, Domício Proença Filho, Secretário-Geral, Rosiska Darcy de Oliveira, Tesoureira, Nélida Piñon, Ana Maria Machado, Sergio Paulo Rouanet, Marco Lucchesi e Antônio Torres participaram de intensa atividade cultural em Paris no período de 16 a 24 de março.

Gerado Holanda Cavalcanti, apresentou, no dia da abertura da Semana de Cultura Brasileira, na Maison d’Amérique Latine, dentro da programação dos projetos Matinée littéraire e Machado de Assis, le sorcier de Rio, os três volumes das Antologias da ABL – poesia, ficção, ensaio, em edição bilíngue português-francês, organizadas pelos Acadêmicos Domício Proença Filho, Rosiska Darcy de Oliveira e Marco Lucchesi.

Machado de Assis foi homenageado com exposição multimídia, no âmbito do projeto Machado de Assis, le sorcier de Rio, coordenada por Saulo Neiva, do Celis da Université Blaise-Pascal (Clermont II). A abertura da exposição, no dia 16, segunda-feira, teve a mesa-redonda Lire Machado de Assis, aujourd’hui, com a participação do Acadêmico Domício Proença Filho.

No dia 17 de março, o Presidente da ABL foi recebido pelo Presidente da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, Carle Bonafous-Murat, por Claudia Poncioni e Olinda Kleiman (diretoras do Crepal – Centre de Recherches sur le pays lusophones), e Guiomar de Grammont, curadora da homenagem ao Brasil no Salon du Livre de Paris.

Logo após, foram realizadas três mesas-redondas de apresentação das Antologias ABL – poesia, com Domício Proença Filho; ensaio, Rosiska Darcy de Oliveira; e ficção, Marco Lucchesi.

Às 19 horas do dia 17, Rosiska Darcy de Oliveira abriu a exposição sobre Clarice Lispector, organizada pelas Editions des Femmes, no Espace Culturel des Femmes. A seguir, participou de mesa-redonda, juntamente com o Sócio Correspondente da ABL Didier Lamaison.

No dia 19, quinta-feira, foi realizado um encontro entre os integrantes da ABL na Académie Française, na Grande Salle des Sciences, a convite do Embaixador do Brasil em Paris, José Maurício Bustani. Participaram os Acadêmicos Geraldo Holanda Cavalcanti, Domício Proença Filho, Rosiska Darcy de Oliveira, Sergio Paulo Rouanet, Nélida Piñon, Ana Maria Machado, Marco Lucchesi e Antonio Torres. Às 19 horas do mesmo dia, todos estiveram na abertura do Salon du Livre, que este ano homenageia o Brasil.

Três Acadêmicos, com obras traduzidas para o francês, Nélida Piñon, Ana Maria Machado e Antônio Torres, participaram, nos dias 21 e 24 de março, de mesas-redondas do Salon du Livre e na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 – Centre des Recherches sur les pays lusophones. Os temas foram Altérité et dialogue interporelLettres brasilliennes: nouveau souffle; e La litterature brésilienne aujourd’hui en France: auteur, éditeur, traducteur.

No dia 23, a convite da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Acadêmico Domício Proença fez conferência sobre A presença africana no português do Brasil e, no dia 24, na Universidade de Lisboa, sobre A reescrita da obra machadiana.

17/03/2015