Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Marco Lucchesi lança terceira edição do livro de poesias "Hinos Matemáticos"

Acadêmico Marco Lucchesi lança terceira edição do livro de poesias "Hinos Matemáticos"

 

O Acadêmico Marco Lucchesi lançou a terceira edição de Hinos Matemáticos, conjunto de poesias que busca um diálogo original entre a poesia e a matemática. Na obra, o Acadêmico traz um conceito matemático que traduz, em grande parte, o quanto as duas áreas possuem semelhanças mais profundas ao promover uma construção da interdisciplinaridade. Complementam o livro algumas reflexões do autor a respeito da matemática, literatura e filosofia.

Para o Acadêmico, a matemática é revestida de múltiplos aspectos e está presente em diversas esferas da nossa vida, seja na arte, na literatura, na ética e no cotidiano. A primeira edição da obra foi lançada em 2015. Já em 2019, Hinos Matemáticos foi reunido na antologia Domínios da Insônia: novos poemas reunidos. Ao desafiar os limites convencionais de dois campos de elaboração e criação humanas distintos, o Acadêmico converge cálculos, conceitos, versos e metáforas e demonstra pontos de contato instigantes entre o reino dos números e o território das palavras.

O ACADÊMICO

Marco Lucchesi é o sétimo ocupante da Cadeira nº 15, tendo sido eleito em 3 de março de 2011, na sucessão de Pe. Fernando Bastos de Ávila. Foi recebido em 20 de maio de 2011 pelo Acadêmico Tarcísio Padilha. Presidiu a Academia Brasileira de Letras por quatro mandatos (de 2018 a 2021). Escritor, poeta, ensaísta, professor e tradutor, graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense. Obteve os títulos de mestre e doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia, na Alemanha. É autor, entre outros, dos romances O bibliotecário do imperador e O Dom do Crime. O livro Domínios da Insônia reúne, em grande parte, seu legado poético. É professor titular de Literatura Comparada da UFRJ e Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Tibiscus e Aurel Vlaicu da Romênia. Palestrou em diversas universidades ao redor do mundo. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas.

06/10/2022