Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Marco Lucchesi lança livro "O bibliotecário do imperador"

Acadêmico Marco Lucchesi lança livro "O bibliotecário do imperador"

 

O Acadêmico, ensaísta, professor e tradutor Marco Lucchesi lança, pela Editora Globo, o livro O bibliotecário do imperador. A organização da obra é do Instituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro, com a colaboração da Biblioteca Azul. Na trama, o autor revisita antigas paixões. Frequentador, pesquisador e curador de importantes exposições sobre o acervo da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi homenageia a instituição e faz uma declaração de amor a todos os bibliófilos e leitores.

Para isso, volta ao século XIX e conhece seu personagem: Inácio Augusto Cesar Raposo, bibliotecário de dom Pedro II. Esse homem real, que foi testemunha dos bastidores do Palácio de Petrópolis e da Corte no Rio de Janeiro, é usado por Marco Lucchesi como um fio-condutor, para que ele apresente as alterações do tabuleiro de poder e na vida cotidiana do Rio de Janeiro a partir da Proclamação da República. Nessa receita, o leitor é convidado a percorrer um fluxo de muitas vozes, no qual é tão difícil quanto fascinante discernir o que é dado real e o que é ficção.

A orelha do livro é assinada pelo romancista, contista e tradutor Alberto Mussa que, em seu texto, lembra ao leitor que o mistério da biblioteca de dom Pedro é o mesmo que sentencia o destino trágico de seu guardião: “Marco descobre as chaves desse duplo enigma quando se deixa levar nas correntezas de um obscuro rio, que passa por livrarias, museus e endereços célebres da cidade do Rio de Janeiro. Resta, assim, convidar aquele que me lê a compartilhar das magias do verbo e da ficção – matrizes de uma alegria que só pode existir na verdadeira inteligência”.

Saiba mais

O autor

Sétimo ocupante da cadeira nº 15 da ABL – cujo fundador foi Olavo Bilac, que escolheu como patrono Gonçalves Dias – , eleito em 3 de março de 2011, na sucessão do padre Fernando Bastos de Ávila, Marco Lucchesi é carioca, poeta, ensaísta e tradutor, publicou, dentre outros livros, Nove cartas sobre a divina comédia, O dom do crime, Ficções de um gabinete ocidental, A memória de Ulisses, Sphera, Meridiano celeste & bestiário. De suas traduções, destacam-se os de Rûmî, Khlebnikov, Rilke e Vico. Obteve duas vezes o Prêmio Jabuti, o Prêmio Alceu Amoroso Lima, pelo conjunto da poesia, o Prêmio Marin Sorescu, na Romênia, o prêmio do Ministero dei Beni Culturali, na Itália. Traduzido para diversas línguas, incluindo a tradução de Curt Meyer Clason.

Os outros ocupantes da Cadeira 15 foram: Amadeu Amaral, Guilherme de Almeida, Odylo Costa Filho e Dom Marcos Barbosa.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

22/11/2013

21/11/2013 - Atualizada em 21/11/2013