Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Marco Lucchesi faz quinta e última palestra do ciclo "Visões da História" na ABL

Acadêmico Marco Lucchesi faz quinta e última palestra do ciclo "Visões da História" na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras encerrou seu ciclo de conferências denominado “Visões da História”, sob coordenação do Acadêmico, professor e historiador José Murilo de Carvalho, com a palestra do Acadêmico e professor Marco Lucchesi. O tema foi “A História em Giambattista Vico”. O evento aconteceu no dia 23 de outubro, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

José Murilo de Carvalho explicou o objetivo e a proposta do ciclo“Visões da História”: “São manifestações da autoconsciência da humanidade. Fenômeno típico da Idade Moderna, o pensamento sobre a trajetória ou as trajetórias da humanidade constitui um esforço de dar sentido à nossa existência coletiva. Ele mesmo histórico, esse esforço é constantemente renovado. Mesmo mutante, ele se torna cada vez mais importante à medida que a própria História nos parece cada vez menos transparente. Organizado pela ABL, o ciclo pretende retomar alguns dos autores clássicos sobre o tema, Maquiavel, Vico, Ortega y Gasset, e examiná-los à luz de um momento de desorientação em que se chegou a propor a ideia do fim da História”, afirmou.

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Sétimo ocupante da Cadeira nº 15 da ABL, Marco Lucchesi foi eleito em 3 de março de 2011, na sucessão do padre Fernando Bastos de Ávila, e recebido em 20 de maio do mesmo ano pelo Acadêmico Tarcísio Padilha. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ e pós-doutor em Filosofia da Renascença pela Universidade de Colônia, Alemanha, Lucchesi recebeu, entre outros, o Prêmio Jabuti, o Prêmio Alceu Amoroso Lima, pelo conjunto da obra poética; o Prêmio Nacional Marin Sorecu, da Romênia; bem como o título de Cavaliere, concedido pela Itália. Publicou ensaio, poesia, romance e tradução.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

23/10/2012

17/10/2012 - Atualizada em 16/10/2012