Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti toma posse na Presidência da ABL para o ano de 2014

Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti toma posse na Presidência da ABL para o ano de 2014

 

O poeta, ensaísta, memorialista, tradutor e crítico literário pernambucano Geraldo Holanda Cavalcanti, eleito no dia 5 de dezembro, tomou posse na Presidência da Academia Brasileira de Letras, para o exercício de 2014, em cerimônia realizada no Salão Nobre do Petit Trianon, dia 19 de dezembro, às 17 horas. O novo Presidente sucede a Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, que ocupou o cargo no biênio 2012-2013.

Juntamente com o novo Presidente, tomaram posse sua Diretoria. Os empossados foram: Secretário-Geral: Domício Proença Filho; Primeiro-Secretário: Antonio Carlos Secchin; Segundo-Secretário: Merval Pereira; e Tesoureiro: Rosiska Darcy de Oliveira.

Saiba mais

Pernambucano do Recife, ocupante da Cadeira número 29 da ABL, eleito em 2010, na sucessão do bibliófilo José Mindlin, Geraldo Holanda Cavalcanti é Diplomata de carreira. Foi embaixador junto à UNESCO, no México, e junto à União Europeia. Em 1976, elegeu-se Secretário Geral da União Latina, organismo internacional com sede em Paris dedicado à promoção das línguas e culturas de expressão latina. Poeta, ensaísta, memorialista, tradutor e crítico literário, premiado no Brasil (Prêmio de Tradução da Academia Brasileira de Letras, Prêmio Paulo Rónai, da Fundação Biblioteca Nacional, Prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores) e no exterior (Prêmio Internazionale Eugenio Montale). Em 2013, foi eleito Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

Assuntos relacionados

<>

19/12/2013

17/12/2013 - Atualizada em 16/12/2013