Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico e professor Arnaldo Niskier recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Rio de Janeiro (Unirio)

Acadêmico e professor Arnaldo Niskier recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Rio de Janeiro (Unirio)

 

O Acadêmico e professor Arnaldo Niskier, sétimo ocupante da Cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras, recebeu no dia 14 de julho, sexta-feira, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Rio de Janeiro (Unirio), que lhe foi entregue pelo Reitor Luiz Pedro.

A solenidade se realizou no auditório Vera Janacópulos, daquela Universidade, na Praia Vermelha. Entre os presentes, destacaram-se o Presidente da ABL, Acadêmico e professor Domício Proença Filho, a Secretária-Geral, Acadêmica e escritora Nélida Piñon, e os Acadêmicos Evanildo Cavalcante Bechara, Antonio Carlos Secchim e Antonio Torres.

Saiba mais

Eleito para a ABL em 22 de março de 1984, na sucessão de Peregrino Júnior, e recebido, em 17 de setembro de 1984, pela Acadêmica Rachel de Queiroz, Arnaldo Niskier é Diretor-Presidente da Consultor Assessoria de Planejamento, desde sua fundação, em 1972.

Licenciado em Matemática e Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Niskier trabalhou 38 anos nas Empresas Bloch (Manchete) e na Rede Manchete. Tem doutorado em Educação pela Uerj, é catedrático por concurso da mesma Universidade e também professor titular de História e Filosofia da Educação (aposentado a partir de 1995). Jornalista há mais de 50 anos, foi Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia; de Educação e Cultura; de Cultura; e Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Membro efetivo da ABL, Niskier presidiu a Academia no período 1998/1999. Foi membro do Conselho Federal de Educação e do Conselho Nacional de Educação. Presidente da Câmara de Ensino Superior, é professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme); Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão; Membro da Academia das Ciências de Lisboa (a partir de 2000); além de Presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Niskier é autor de mais de 50 livros, entre os quais: A nova Educação; Tecnologias educacionais; Educação brasileira: 50 anos de história; O impacto da tecnologia; Qualidade do ensino; Tragédia do ensino púbico; O padre Antonio Vieira e os judeus; e Dr. Roberto (coautor). Na literatura infanto-juvenil, publicou, entre outros, O dia em que o mico-leão chorou; A coragem da tartaruga careta; O saruê astronauta; A Constituinte da nova floresta. Editou, ainda, Maria da Paz e Revelações de Isabela (romances); Uma nova maneira de pensar; A educação da mudança e Magia da educação (crônicas); O Souza e a pasta; Você viu o terremoto?; Um santo remédio; e O mistério do baixinho (contos).

Entre distinções e condecorações, recebeu o da Legião de Honra da França; Ordem do Mérito Militar (Grande Oficial) ; Ordem do Mérito Naval; Ordem do Mérito Aeronáutico; Ordem do Mérito de Portugal; Ordem do Leão da Finlândia; Colar do Mérito Judiciário – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ; e Medalha Visconde de Mauá – Associação Comercial do Rio de Janeiro.

14/07/2017