Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Domício Proença Filho concede entrevista ao programa Identidade Brasil no dia da Consciência Negra

Acadêmico Domício Proença Filho concede entrevista ao programa Identidade Brasil no dia da Consciência Negra

 

A entrevista concedida pelo Acadêmico Domício Proença Filho ao programa Identidade Brasil, dirigido pelo Acadêmico Arnaldo Niskier, foi transmitida pelo Canal Futura amanhã no dia 20, às 21h30. O episódio prestou homenagem a Machado de Assis no Dia da Consciência Negra. 

Os Acadêmicos

Domício Proença Filho é o quinto ocupante da Cadeira 28, tendo sido eleito em 23 de março de 2006 na sucessão do Acadêmico Oscar Dias Corrêa e recebido em 28 de julho de 2006 pelo Acadêmico Evanildo Bechara. É Bacharel e licenciado em Letras Neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1957), com curso de especialização em Língua e Literatura Espanhola (1958). É Doutor em Letras e Livre-docente em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1974). Crítico, poeta, ficcionista, antologista e promotor cultural, escreveu mais de 50 livros, entre eles Por dentro das palavras da nossa Língua Portuguesa e Capitu, memórias póstumas, ambos publicados pela Record.

Arnaldo Niskier é o sétimo ocupante da Cadeira nº 18, eleito em 22 de março de 1984, na sucessão de Peregrino Júnior. Foi recebido em 17 de setembro de 1984 pela acadêmica Rachel de Queiroz. Recebeu os acadêmicos Murilo Melo Filho, Carlos Heitor Cony e Paulo Coelho. Presidiu a Academia Brasileira de Letras entre 1998 e 1999. É Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ e professor titular de História e Filosofia da Educação na mesma instituição.

19/11/2020