Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico, diplomata e historiador Alberto da Costa e Silva fala na ABL sobre Vidas secas, na segunda palestra do Ciclo “Travessias do Sertão”

Acadêmico, diplomata e historiador Alberto da Costa e Silva fala na ABL sobre Vidas secas, na segunda palestra do Ciclo “Travessias do Sertão”

 

O Acadêmico, diplomata e historiador Alberto da Costa e Silva fez a segunda palestra do ciclo “Travessias no Sertão” – Vidas secas – , sob coordenação do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni. A conferência aconteceu no dia 14 de julho, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.

“Travessias no Sertão” terá mais duas palestras, também às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 21, Marcus Mazzari, Grande sertão e a tradição fáustica; 28, Carlos Newton Júnior, A pedra do reino: o sertão mítico e poético de Ariano Suassuna.

Quarto ocupante da Cadeira nº 9 da ABL, eleito em 27 de julho de 2000, o Acadêmico Alberto da Costa e Silva diplomou-se, em 1957, pelo Instituto Rio Branco e recebeu, em 1986, o título de Doutor Honoris Causa em Letras pela Universidade Obafemi Awolowo (ex-Universidade de Ifé), da Nigéria.

Foi professor nos anos de 1971 e 1972 do Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas do Instituto Rio Branco, Presidente da Banca Examinadora do Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco, de 1983 a 1985, e Vice-Presidente de 1995 a 2000.

Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e Sócio Correspondente da Academia Portuguesa da História, Alberto da Costa e Silva foi aclamado por decisão unânime do júri, vencedor do Prêmio Camões de 2014, pelo conjunto de sua obra.

08/07/2015

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados