Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Os Sertões, de Euclides da Cunha, é o tema de abertura do Ciclo de Conferências do mês de julho na Academia Brasileira de Letras

Os Sertões, de Euclides da Cunha, é o tema de abertura do Ciclo de Conferências do mês de julho na Academia Brasileira de Letras

 

O professor e escritor José Leonardo do Nascimento fez a palestra de abertura do ciclo “Travessias no Sertão” – Os Sertões, de Euclides da Cunha: travessias históricas e literárias – , sob coordenação do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni. A conferência aconteceu no dia 7 de julho, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.

“Travessias no Sertão” terá mais três palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 14, Acadêmico Alberto da Costa e Silva, Vidas Secas; 21, Marcus Mazzari, Grande sertão e a tradição fáustica; 28, Carlos Newton Júnior, A pedra do reino: o sertão mítico e poético de Ariano Suassuna.

Doutor em História da Cultura pela Universidade de Paris, livre-docente em História da Arte pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Leonardo do Nascimento fez pós-doutorado na Universidade Clássica de Lisboa sobre os Vínculos Culturais entre Brasil e Portugal no final do século XIX.

Professor de Estética, de História da Arte e de Cultura Brasileira no Instituto de Artes Unesp, organizador e autor do livro Os sertões de Euclides da Cunha: releituras e diálogos, e coorganizador de Juízos críticos – Os sertões e os olhares de sua época, José Leonardo do Nascimento publicou, ainda, O primo Basílio na imprensa brasileira do século XIX – Estética e História; São Paulo no século XIX; e Euclides da Cunha e a estética do cientificismo.

José Leonardo do Nascimento também organizou e apresentou a publicação em livro, pela Editora da Unesp – da qual é membro do Conselho Editorial Acadêmico –, do jornal satírico Os ferrões (1º de julho a 15 de outubro de 1875), publicação quinzenal assinada por Notus Ferrão (José do Patrocínio) e Eurus Ferrão (Demerval da Fonseca). 

02/07/2015

Notícias relacionadas